O anúncio de redução da alíquota do ICMS de 18% para 4% sobre o querosene de aviação para as companhias aéreas que operarem regionalmente foi um dos pontos aplaudidos pelo trade turístico ontem (18/11).A coletiva de imprensa que reuniu o secretário de turismo do estado, Antonio Carlos Tramm e o trade, tratou das ações para este verão, e a ampliação da malha aérea regional foi o ponto forte. De acordo com Tramm, o estado é muito grande , o que dificulta o acesso a diversas regiões turísticas como Champada Diamantina, Ilheus, Porto Seguro. Nesta temporada, as autoridades baianas estimam um fluxo de 6,6 milhões de visitantes.
Com a medida, que será oficializada pelo governador na próxima semana, além de criar novos vôos, vai ampliar a oferta daqueles que já existem, fazendo com isso, a integração entre os municípios e fomentando o turismo regional.
O presidente do sindicato que representa os hotéis, Silvio Pessoa, destacou que essa ampliação era uma reivindicação antiga do trade, e é fundamental para o crescimento das regiões turísticas que vão ficar acessíveis aos visitantes.
O turismo religioso foi outro destaque da reunião, com o processo de beatificação de Irmã Dulce, que tem um evento marcado para maio de 2011. Para receber os religiosos, serão realizadas obras de infraestrutura no Largo de Roma – bairro onde está sediado o santuário da freira morta em 1992 - e no entorno, com investimentos de R$ 9 milhões. O projeto já foi submetido ao Mtur e está previsto para ser liberado na segunda quinzena de dezembro.
Na ocasião, o secretário fez um balanço de 2010 e ressaltou que o turismo baiano foi pouco atingido pela crise econômica mundial. Ao contrário, teve períodos com recordes de ocupação hoteleira como em agosto, considerado período de baixa estação com média anual de 67% e picos de 85% e 95%, aumento de vôos nacionais e internacionais, inauguração de obras de infraestrutura em Morro de São Paulo, Imbassaí, conclusão da estrada itacaré-Camamu e recuperação da Igreja do Rosário dos Pretos e Igreja do Pilar, além de inauguração de empreendimentos privados como o Resort Grand Palladium.
Ocupação – Silvio Pessoa afirmou que os hotéis de Salvador e Litoral Norte terão 100% de ocupação durante o réveillon. Sobre o verão, ele mantém o otimismo. "Teremos 95% em janeiro e 85% em fevereiro", estima.
A presidente da Bahiatursa, Emília Silva, recém chegada de uma reunião em Brasília anunciou que o roteiro integrado Bahia, Rio de Janeiro e Amazonas está perto de ser concretizado. Anunciado em outubro de 2009, o projeto depende de um vôo que aproxime o Nordeste da Amazônia. "Estamos negociando a possibilidade de uma rota Salvador-Belém-Manaus, o que deve viabilizar o roteiro que também será lançado no Mercosul", destacou.
Também estiveram presentes à reunião, Ernani Petinatti (ABIH-BA), Marconi Dultra (Abla). Cristina Baungartem (Fenagtur), Jussara Lima (Abrasel), Jean Paul Gonze (Cluster de Entretenimento) e Marita Souza (Deltur).
fonte:http://www.mercadoeeventos.com.br/script/FdgDestaqueTemplate.asp?pStrResolucao=1280&pStrLink=3,35,0,65920&IndSeguro=0
Nenhum comentário:
Postar um comentário