sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Cobrança por mais investimentos no turismo e homenagens marcam abertura do Festival

O 22º Festival de Turismo de Gramado teve início com a entrega do Troféu Amigos do Festival. Neste ano receberam a homenagem Célio Saraiva, da Uneworld, Cláudia Pessoa, secretária de Turismo de Maceió, Cláudio Luiz Kroth, da CLM, Ivane Fávero, secretária de Turismo de Bento Gonçalves, Juarez Aguiar, Tititur, Luiz Guijarro, da Accor, Luiz Fernando Moraers, secretário de Turismo de Porto Alegre, Marcela Cuesta, da Inprotur, Nelson de Oliveira da South African Airways e Valter Patriani, da CVC.

No seu discurso de abertura, Marta Rossi criticou fortemente o atual Governo do Estado do Rio Grande do Sul pela falta de investimentos no turismo. Ela aproveitou ainda para cobrar a próxima secretária de turismo do Estado, Abigail Pereira, que assumirá a pasta em 2011 e esteve presente no evento. "Esperamos que este seja um novo momento para o turismo gaúcho, pois o governo que está saindo pouco fez pelo setor", disse. "Esperamos que agora o turismo tenha, por parte do poder público, a atenção que merece", complementou.

Como não poderia deixar de ser, a grande homenageada da noite foi Silvia Zorzanello, idealizadora do evento junto com Marta Rossi, que faleceu neste ano. "No decorrer desses anos conseguimos construir um movimento contrário à velha máxima de que no turismo não se tem amigos, mas sim conhecidos. Nós formamos uma rede de amigos, sobretudo por não olharmos para as pessoas pelos cargos, mas sim pelo seu valor", ressaltou.

Marta também destacou o desafio de realizar o evento pela primeira vez sem a presença da sócia e melhor amiga. Ela disse que a vida é feita de ciclos e que com este festival se inicia uma nova etapa para a empresa, que encontra força na nova geração com Marcus Rossi e Eduardo Zorzanello, filhos das fundadoras. "Com o suporte desses dois jovens, vamos levar adiante o trabalho feito até aqui e tornar o nosso festival ainda maior", finalizou.

Já o prefeito de Gramado, Nelson Tissot confirmou a intenção de homenagear Silvia Zorzanello por meio de um projeto de lei "onde Silvia será lembrada pelo muito que fez". Por sua vez, o secretário Nacional de Políticas Mtur, Carlos Silva, que representou o ministro Luiz Barretto depois de ler uma mensagem do ministro afirmou que o Festival é uma referência para o setor. Destacou também os investimentos do Mtur em Gramado e no estado que somam R$ 57,5 milhões

O secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Jorge Drumm falou sobre a necessidade de haver um entendimento maior entre governo e iniciativa privada para favorecimento de uma política para o setor.

A solenidade foi encerrada com a exibição de um vídeo em homenagem à Silvia Zorzanello denominado "Vida, história e legado", que emocionou toda a plateia, que lotou o Palácio dos Festivais de Gramado.

fonte:http://www.mercadoeeventos.com.br/script/FdgDestaqueTemplate.asp?pStrResolucao=1280&pStrLink=3,510,0,65955&IndSeguro=0

Nenhum comentário:

Postar um comentário