Operadores de turismo do mundo todo estão reunidos em Israel esta semana. Os objetivos: conhecer a infraestrutura turística e compreender toda sua diversidade cultural, histórica e entretenimento. Até o dia 10 de dezembro, cerca de 260 profissionais rodarão pelos principais destinos turísticos israelenses: Jerusalém, Nazaré, Haifa, Mar Morto, Tel-Aviv e Eilat."Costumávamos realizar pequenas reuniões regionais. No entanto, este ano decidimos reformular o conceito, integrando as regiões para provocar um impacto maior e encorajar os negócios. Por isso, criamos nossa primeira convenção anual", afirmou Pini Shani, diretor de Marketing e de Relações Internacionais do Ministério do Turismo de Israel.
De acordo com Shani, 80% das operadoras participantes visitam Israel pela primeira vez. Entre os países presentes estão: Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Itália, China, Rússia, Índia, Ucrânia, Alemanha e Brasil. A delegação brasileira é composta por quatro empresas - CVC, Interpoint, RCA e AIT Operadora. A CVC, por exemplo, embarca cerca de 100 brasileiros por mês para Israel e já tem planos para aumentar a oferta. A partir do ano que vem, o destino irá integrar o Programa Mundo para Brasileiros, onde os turistas são acompanhados desde o Brasil com guia falando em português. "Teremos quatro saídas por mês com roteiros de 10 a 13 dias e que incluem o norte e sul de Israel", disse Paulo Silveira, gerente Comercial e de Vendas Internacionais da CVC.
Em 2011, a operadora também inicia uma nova campanha publicitária em parceria com o MTur de Israel no Brasil. Nos últimos dois anos, os investimentos foram de R$ 200 mil e a estimativa é crescer esse número em 20%. A Interpoint, por sua vez, aposta em pacotes personalizados para famílias e casais e na hospedagem cinco estrelas para atrair mais brasileiros a Israel. Segundo Ceci Santos, gerente da Interpoint, a empresa já fechou acordos com dois hotéis em Jerusalém - Mamilla Jerusalém Hotel e King David Jersualém Hotel já iniciou negociação com mais um empreendimento local. "Essa convenção serivirá para comprovar os serviços dos hotéis que vendemos aos brasileiros", completou.
Já as empresas AIT Operadora e RCA oferecem pacotes para grupos. A primeira estuda a formatação de roteiros turísticos em Israel voltados para atividades de mergulho e spa no sul de Israel. Os grupos religiosos, porém não foram esquecidos. "Levamos em torno de 30 passageiros por mês e em breve teremos uma nova programação de bloqueios para os turistas interessados em religião pelo norte do país", disse Karla Haimenis, gerente de Produtos da AIT. Focada em elaborar pacotes para católicos e evangélicos, a RCA traz novos roteiros com a presença de um padre ou pastor e com direito a oração nos altares sagrados. "Em 2011 teremos bloqueios fora dos feriados judeus", falou Luiz Gomez, gerente da RCA para o Sul, mencionando que a operadora transporta somente do Paraná e Santa Catarina cerca de 80 brasileiros por mês.
Números - Até o final deste ano, o Ministério do Turismo de Israel estima atingir a marca de 3,5 milhões de visitantes do mundo todo. "Em 2008 alcançamos o índice de 3 milhões de turistas e este ano já registramos a entrada de 2,5 milhões. Agora, nossa grande meta é chegar ao ano de 2015 contabilizando a entrada de 5 milhões de visitantes e para isso contamos com as vendas das operadoras", destacou Noaz Bar Nir, diretor geral do Ministério do Turismo de Israel, durante o jantar de abertura da convenção realizado na noite desta quinta-feira (02/12) em Jerusalém. Desses 2,5 milhões, 41% desses turistas vieram por meio de pacotes turísticos entre janeiro e setembro de 2010. Também nesse período, Israel obteve 16,2 milhões de pernoites em hotéis e uma ocupação média de 65%.
O principal mercado emissor de visitantes para Israel é a região da América do Norte (Estados Unidos e Canadá) com 23%. Na sequência aparecem a Rússia e a Alemanha. "Investimos por ano US$ 17 milhões em ações promocionais para o público final e para a comunidade cristã em Nova York, Florida, California e Toronto. Já nas nações russa e alemã captamos para cada mercado R$ 8 milhões. Na Alemanha, especificamente, esse montante está diretamente ligado com a oferta de voos que ligam o país a Israel. Seis cidades alemãs realizam rotas diretas para Tel Aviv", explicou Pini Shani.
Apesar da pouca representantividade, o mercado brasileiro é tido como promissor pelo MTur de Israel. Este ano, a entidade investiu US$ 1 milhão em campanhas publicitárias e a tendência, segundo Shani, é que esse número cresça em 2011. Apenas este ano o fluxo de brasileiros em Israel cresceu 60%, o que corresponde a 45 mil pessoas. Para os próximos anos, a ideia é elevar esse número para 75 mil. "Desde o ano passado a El Al oferece frequencias trêz vezes por semana entre o São Paulo e Tel Aviv e a companhia aérea já sinalizou o interesse em ter um quarto voo ano que vem", adiantou o diretor geral. O evento também conta com o apoio da El Al.
Festival - 1ª Convenção de Turismo de Israel acontece na mesma época do Chanucá. De origem judaica, a festa que tem a duração de oito dias e começa no 25º dia do mês Hebraico de Kislev - normalmente em dezembro. Durante os oito dias de Chanucá acendem-se velas em um candelabro com oito braços enfileirados. Em cada noite de Chanucá uma vela a mais é acesa. Uma pequena oração é recitada sobre as luzes das velas.
fonte:http://www.mercadoeeventos.com.br/script/FdgDestaqueTemplate.asp?pStrResolucao=1280&pStrLink=3,43,0,66504&IndSeguro=0
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