sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Veleiros europeus devem voltar ao litoral do Piauí em 2011

Nicolas Tiphagn, Diretor Operacional do RIDS (Regata Ilhas do Sol) e do Rallye Transamazone, confirmou nesta terça-feira (30.12) ao Secretário Estadual de Turismo, Sílvio Leite, que retornará com veleiros ao litoral do Piauí em 2011.

As embarcações deverão lançar âncoras na foz do rio Igaraçu, em Luís Correia.

Segundo Nicolas, no próximo ano serão 34 barcos de várias nacionalidades com cerca de 130 tripulantes. “Nós queríamos muito poder desfrutar das paisagens e da cultura do Delta, uma região com potencial e atrativos fortes. As datas da permanência nas águas piauienses serão do dia 17/18 ao dia 25 de fevereiro de 2011. Em relação ao ano passado decidimos acrescentar alguns dias a mais na nossa programação para dar esta oportunidade aos navegadores estrangeiros de poderem ter o tempo de visitar, não só o Delta, mais também o interior do Estado”, afirma o diretor do Rally.

O retorno do RIDS ao litoral do Piauí é resultado de uma ação integrada do Ministério do Turismo, Governo do Estado, SEINFRA, SETUR, PIEMTUR e Secretaria de Turismo de Luís Correia. O evento é conseqüência de estratégias do Ministério do Turismo que levou imagens e referencias do litoral do Piauí a eventos e feiras náuticas internacionais. “Pelo segundo ano consecutivo estamos atraindo os mais de três mil iates que passavam ao longo do litoral do Piauí e não tinham estrutura, opções nem informação para desembarcar”, afirma Sílvio Leite. O aparelhamento do local de ancoragem e suporte técnico estão sendo incluídos nas ações que devem proporcionar mais segurança e conforto aos velejadores.

O diretor Nicolas defende a necessidade da instalação de poitas (pesos ou bases submersas para a fixação dos barcos) a dragagem do canal e do lugar da ancoragem. A Revista Náutica, de Dezembro de 2009, apontou o Delta do Parnaíba entre os 10 melhores destinos para se navegar. Como destaque especial do Delta, as paisagens naturais e biodiversidade. Nos critérios de avaliação para a escolha destacou-se a beleza natural das paisagens, a quantidade de atrativos, a estrutura náutica da região, oferta de hospedagem, restaurantes e até o alto astral de cada lugar.

fonte:cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário