quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Restauração do pórtico de pedra do Museu Imperial é concluída

O Museu Imperial concluiu na última segunda-feira a restauração do pórtico de pedra da fachada do palácio. Com o término das obras, a partir desta terça-feira, o acesso dos visitantes volta a ser pela entrada principal.

A intervenção corrigiu diversos problemas que vinham se acumulando ao longo dos anos em função de condições climáticas, sujeiras e outras adversidades a que a estrutura estava exposta. Entre os principais danos reparados estavam machas escuras, presença de liquens e vegetação, aberturas de fendas, modificação da textura, deformação volumétrica do material, descolamento de pintura e outros.

Todo o processo teve como premissa interferir o mínimo possível na estrutura e usar materiais não-agressivos. As próteses inseridas, por exemplo, foram feitas com o material original, o granito, sempre com pigmentação o mais próximo possível da existente. Ao final do restauro, foi aplicado um protetivo, substância que preserva a pedra contra futuras intempéries.

Além do pórtico em si, também foram restaurados os cachepots (vasos) de mármore nele localizados, as rampas de acesso e a balaustrada (varanda) acima da estrutura.

O Pórtico

O Pórtico de Pedra, elemento de grande importância na arquitetura do palácio, foi construído no final da primeira metade do século 19, fazendo parte de uma tradição em cantaria do Brasil.

Nas mais antigas e nobres edificações brasileiras, a pedra era aplicada nas alvenarias e na decoração das fachadas e interiores. Quanto maior a riqueza ornamental em pedra, mais importante e imponente era a edificação. A escolha do tipo de rocha a ser utilizada variava conforme o serviço a ser executado e a região do país. No caso do Pórtico do Palácio Imperial, o material escolhido foi o granito.

Constituído por uma estrutura em abóbada, o Pórtico tem apoiado sobre ele um terraço (ou varanda) guarnecido por balaustradas, intercaladas com pedestais encimados por cachepots em mármore. Os arcos que compõem o conjunto são ladeados por pilastras de inspiração jônica, o que remete ao gosto neoclássico predominante naquela época.

Serviços

Museu Imperial
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro - Petrópolis, RJ
Visitação: de terça a domingo, das 11h às 18h

Preços:
Adultos: R$ 8,00
Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 4,00
Menores de 7 anos e maiores de 80: gratuito
Moradores de Petrópolis, às quartas-feiras e no último domingo do mês: gratuito.

fonte:http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/destaques/38650-restauracao-do-portico-de-pedra-do-museu-imperial-e-concluida.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário