Representando o secretário de estado de Turismo, Ronald Ázaro, o vice-presidente executivo da TurisRio – Cia. de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Maurício Lobo, participou nesta sexta-feira, 25/03, da 5ª Jopat – Jornada de Parques e Atrações Turísticas. O evento, que foi realizado pela primeira vez no Rio de Janeiro, reuniu profissionais do trade turístico nacional e internacional, executivos e representantes dos poderes legislativo e executivo nacional para discutir os problemas e as ações futuras para o setor.
Durante a sua explanação, Mauricio Lobo, ressaltou a importância do segmento de parques temáticos na cadeia produtiva do turismo.
"O Brasil, em especial o Rio de Janeiro, tem atrativos naturais, culturais, históricos, um povo cordial e hospitaleiro, mas nós precisamos trabalhar a fim de consolidar o segmento de parques temáticos na cidade, uma vez que eles são importantes não só pelo atrativo, como também como propulsores do desenvolvimento em seu entorno", disse Lobo. Mauricio Lobo chamou ainda a atenção para o fato do Rio de Janeiro estar vivendo uma década de ouro com vários mega eventos constando do seu calendário turístico.
- Os Jogos Mundiais Militares, a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos nos darão a chance de consolidar o turismo como um dos principais componentes da economia fluminense. Receberemos milhões de visitantes nos próximos anos. Portanto é fundamental que todos os segmentos do turismo se aproximem e se apóiem, fortalecendo a atividade.
Na ocasião, o presidente do Sindepat, Alain Baldacci, disse que, atualmente, os parques brasileiros recebem cerca de 15 milhões de visitantes por ano, enquanto os Estados Unidos recebe 300 milhões. "Temos um enorme potencial de crescimento, especialmente focando no turismo local e regional. Mas para crescermos, precisamos trabalhar com o governo, pois faltam incentivos e sobram falhas na legislação vigente no que diz respeito ao parques", afirmou.
Baldacci também anunciou, durante o evento, a aprovação por parte da Associação Brasileira de Normas Técnicas de uma legislação com normas de segurança de padrão internacional que servirão de diretriz para o setor a partir de agora. "As regras não são obrigatórias mas certamente serão um instrumento importante que serve de referência já que têm padrão internacional e garantem maior segurança aos usuários. É um avanço para o setor", adiantou.
Entre as autoridades presentes estavam o deputado federal Jonas Donizete, presidente da Comissão de Desportos e Turismo da Câmara dos Deputados; Enrico Ferm, presidente da ABIH – Nacional; Eraldo Alves da Cruz, vice-presidente do Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio e Ricardo Moesh, diretor de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do Ministério do Turismo. Os presidentes e diretores dos principais parques temáticos e atrações turísticas do Brasil como Hopi Hari, Playcenter, Mundo da Xuxa, Wet’n Wild, Bondinho do Pão de Açúcar, Trem do Corcovado, Cataratas do Iguaçu, entre outros, também acompanharam o evento. Entre as palestras apresentadas destacaram-se “O retorno econômico e social para os governos que incentivam a implantação de grandes empreendimentos turísticos”, “O atual crescimento dos parques temáticos no Brasil”, “A legislação brasileira, os gargalos, os incentivos e as possibilidades de desenvolvimento dos parques e atrações no país” e “Princípios básicos para bem-receber o turista- ensaio para 2014 e 2016”.
O encontro promovido pelo Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas – Sindepat, aconteceu no Salão Azul do Rio Othon Palace, em Copacabana.
fonte:http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/eventos/39182-falta-de-incentivo-e-falhas-na-legislacao-impedem-crescimento-dos-parques-tematicos-no-brasil.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário