Desde ontem, os agentes de viagens de todo o País têm à sua disposição uma importante ferramenta: a Matriz da Competitividade do Setor de Agenciamento Turístico, projeto idealizado pelo Proagência II – parceria entre Abav Nacional e Sebrae Nacional -, e executado pela Fundação Getúlio Vargas. Nela, através de um questionário online disponível nos portais da Abav e Sebrae, o gestor da agência de viagens responde a diversas perguntas sobre o processo de gestão da empresa e, desta forma, contribui para a criação de um diagnóstico do setor.
“Trata-se de uma ferramenta inovadora e pioneira entre os segmentos empresariais do turismo que pretende identificar o nível de competitividade do setor de agenciamento de viagens no Brasil, contribuindo para o planejamento estratégico e operacional das empresas e para o direcionamento de futuras ações de capacitação e apoio aos empresários por parte das Abavs e Sebraes”, afirma o diretor do Iccabav/Proagência, Antonio Azevedo, acrescentando que o programa tem como base uma metodologia internacional.
O questionário é realizado de acordo com sete diferentes dimensões que compreendem a realidade das agências de viagens: Promoção e Vendas; Produtos e Serviços; Administração Financeira; Recursos Humanos; Planejamento e Gestão Estratégicos; Tecnologia da Informação e Processos de Aprendizagem. Além disso, a matriz considera quatro níveis crescentes de competitividade: Nível 1 – Básico; Nível 2 – Intermediário; Nível 3 – Avançado e Nível 4 – Vantagem competitiva.
“Como resultado, o empreendedor terá em suas mãos, ao fim da execução da Matriz em todo o Brasil, uma avaliação detalhada do seu nível de competitividade seguida de um quadro comparativo de todo o mercado e diversas orientações para que possa aprimorar seus negócios e aumentar sua competitividade”, explica o presidente da Abav Nacional, Carlos Alberto Amorim Ferreira, acrescentando que esta primeira edição da matriz terá dois focos principais: agências emissivas e receptivas.
A coordenadora Nacional de Projetos de Turismo do Sebrae Nacional, Valéria Barros, destaca que a Matriz funcionará como um termômetro que norteará as empresas quanto ao nível de competitividade de seus negócios e, por isso é imprescindível que a mesma seja preenchida pelo proprietário, gestor ou o responsável pela empresa.
“O preenchimento da Matriz requer um conhecimento profundo sobre as diversas áreas da agência de viagens e também dedicação e tempo, pois o ideal é que o questionário seja respondido uma única vez”, enfatiza Valéria Barros.
A pesquisa ficará disponível até o dia 31 de maio e pode ser acessada através dos links www.abav.com.br e www.sebrae.com.br.
Informações e instruções de preenchimento através do telefone (21) 3799-5496 ou do E-mail pesquisa.proagencia@fgv.br
fonte: http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/destaques/39538-abav-lanca-nacionalmente-a-matriz-da-competitividade.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário