Com o tema "Parcerias: Unir estratégias para multiplicar resultados", a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) realizou ontem, dia 13, o 4º Encontro Comercial no Rio de Janeiro. O objetivo do evento foi levar os agentes de viagem para conhecer as novidades de pacotes e produtos turísticos de 43 associados da entidade, além de 11 expositores parceiros. O encontro também proporcionou a prática de trabalhar em parceria mesmo com os concorrentes, o que aumenta os negócios. Outro atrativo foram as capacitações oferecidas aos profissionais de turismo sobre destinos e mercado de viagens.
Antes da cerimônia de abertura do evento, foi realizada uma palestra sobre parcerias e estratégias pelo professor Gil Giardelli, especialista no Mundo.com e com 12 anos de experiência na era digital, que discutiu também a substituição da era da informação pela era da participação. "As agências de turismo têm que estar presentes nas redes sociais, com atualizações constantes e conteúdo criativo. Não se preocupem com erros de português ou com a qualidade das fotos, apenas publiquem o próprio conteúdo, podem ser vídeos, fotos e depoimentos de clientes sobre as viagens. O importante é humanizar o trabalho de vocês", acredita Giardelli.
O presidente da Braztoa, José Eduardo Barbosa, se mostrou satisfeito com a realização do evento. "Recebemos mais de 800 inscrições de agentes de viagens. É o dobro do ano passado. Este é um momento especial para o turismo, pois a moeda brasileira está valorizada e o dólar está mais barato, o que contribui para melhores preços para viagens. Hoje o trade turístico brasileiro está entre os melhores prestadores de serviços do mundo, pois sabemos de nossas responsabilidades e nos preocupamos com os nossos clientes. O nosso objetivo é fazer com que o turismo seja parte da cesta de consumo do brasileiro", ressalta Barbosa.
Sobre a concorrência dos agentes de viagens com os hotéis, que oferecem preços mais baixos na Internet do que os incluídos nos pacotes, José Eduardo Barbosa acredita que a solução seja parcerias. "Ainda vamos continuar tendo conflitos com os canais de distribuição. A solução é trabalhar com pacotes em parceria com os hotéis. Temos a vantagem de poder assessorar o cliente a todo momento. Quando um cliente fecha um pacote com uma agência de viagens, ele sabe que pode contar com a ajuda do agente em qualquer momento e ele não encontra esse apoio na Internet", defende Barbosa.
Para José Eduardo Barbosa, o Rio de Janeiro se destaca no mercado de turismo, principalmente pelo aumento do número de voos. "Todos os novos voos anunciados estão concentrados no Rio de Janeiro. O carioca é o brasileiro que mais possui a cultura de viajar. Observando isso, a Braztoa tem grandes planos de expansão no Rio de Janeiro. Além do próximo encontro em 2012, pretendemos realizar mais eventos na cidade maravilhosa", afirma o presidente da Braztoa.
fonte: http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/destaques/39547-braztoa-realiza-4o-encontro-no-rio-de-janeiro.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário