quarta-feira, 20 de abril de 2011

Espírito Santo terá novos roteiros de ecoturismo

O Espírito Santo vai ganhar 21 novos roteiros de ecoturismo implantados através do Plano de Estruturação e Implementação do Ecoturismo no Corredor Central da Mata Atlântica Capixaba. Esta é a primeira é a primeira vez que se desenvolve um plano completo para implementação e estruturação da atividade no estado.

O projeto começou em 2003 com oficinas no interior do estado para implementar áreas de conservação ambiental, de onde surgiram dez corredores ecológicos - áreas de preservação ambiental prioritárias demarcadas com o auxílio de técnicos e da própria comunidade local.

"Durante as oficinas, o turismo foi apontado como uma alternativa para divulgar a região e desenvolvê-las economicamente. A partir daí começamos a estudar a possibilidade de trabalhar o ecoturismo nos Corredores Ecológicos", explicou Fábio Marques, vice-presidente do Instituto Capixaba de Ecoturismo e coordenador de Roteiros do projeto.

Desde 2009, o projeto realizou o diagnóstico das dez áreas com levantamento dos empreendimentos turísticos locais e elaboração dos roteiros. Atualmente, os destinos estão sendo preparados para serem comercializados. Os resultados do Plano de Estruturação e Implementação do Ecoturismo no Corredor Central da Mata Atlântica Capixaba serão apresentados em maio, com uma panorama geral das possibilidades de exploração turísticas de cada região, incluindo quantidade e qualidade dos serviços prestados.

Outro resultado do projeto são os mapas turísticos, que apresentam a localização dos pontos de interesse nas regiões, além de hotéis, pousadas, restaurantes, campings, lojas, áreas de lazer, entre outros dados. As informações já estão disponíveis e podem ser acessadas no site http://www.peicmataatlantica.blogspot.com. Os roteiros incluem opções de turismo de aventura, contemplativo, gastronômico, cultural, pedagógico, científico e agroturismo que serão trabalhados pelas prefeituras dos municípios envolvidos.

O projeto é desenvolvido pelo Instituto Capixaba de Ecoturismo e integra o Plano de Desenvolvimento do Turismo - Espírito Santo 2025, do Governo do Estado.

fonte: http://www.mercadoeeventos.com.br/script/FdgDestaqueTemplate.asp?pStrResolucao=1024&pStrLink=3,35,0,71478&IndSeguro=0

Nenhum comentário:

Postar um comentário