terça-feira, 26 de abril de 2011

Hotel Unique, São Paulo (SP): ousadia em concreto assinada por Ruy Ohtake


Quem ainda não conhece a capital paulista ou aqueles que já são apaixonados pela cidade não podem deixar de visitar o hotel Unique, nem que seja para um drinque. Projetado pelo arquiteto Ruy Ohtake, está encerrado em um grande arco de concreto (que para alguns lembra a metade de uma melancia) com cerca de 100 m de comprimento, sustentado por apenas duas finas e imensas paredes laterais. Uma verdadeira obra de arte da arquitetura.

O revestimento da fachada, com placas de cobre pré-oxidadas em três tons de verde, e as janelas circulares com 1,80 m de diâmetro complementam e impõem dinamismo ao projeto.

Se por fora a construção desperta curiosidade, por dentro não poderia ser diferente. No saguão com vão livre para os seis pavimentos que acomodam 96 apartamentos, espaço para a recepção, a biblioteca e o bar. Todos decorados com mobiliário de design assinado e obras de arte.

O subsolo encerra a área de eventos, enquanto a cobertura – com vista de tirar o fôlego para as luzes de São Paulo e o parque do Ibirapuera – fica reservada para o restaurante Skye. Ali também é possível tomar um drinque à beira da piscina impressionista, revestida com pastilhas de vidro vermelho-sangue.

Porém, a marca registrada da planta é a interação entre os ambientes internos e o desenho da construção. Os corredores são curvos, assim como os apartamentos que ficam nas extremidades do hotel – parte do piso fica inclinada e encosta no forro. Nos quartos paredes de vidro separam o banheiro da cama, criando um instigante jogo de privacidade invadida.

Serviço:
Hotel Unique

Avenida Brigadeiro Luis Antônio, 4700 – São Paulo (SP)
Tel.: (11) 3055-4710

fonte: http://delas.ig.com.br/casa/arquitetura/hotel+unique+sao+paulo+sp/n1596825169583.html#1

Nenhum comentário:

Postar um comentário