Qual a segunda maior cidade do Piauí, Parnaíba ou Floriano? Para o Guia Quatro Rodas Brasil 2011, as duas. Se considerada a população contada pelo Censo 2010 do IBGE, Floriano não é a segunda nem a terceira, é a quinta, com pouco mais de 57 mil habitantes. Parnaíba, sim, é a segunda, já ultrapassando 145 mil. Entre Parnaíba e Floriano estão Picos, com 73 mil, e Piripiri, com 61 mil habitantes. Em Teresina, a capital, foram contados 814.439.
Além do erro primário, o Guia Quatro Rodas só mostra três imagens do Piauí, bastante discretas: uma do artesanato em Teresina e duas do Parque Nacional Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato. Sobre a capital, pouquíssimas informações, um mapa do centro da cidade e outro erro: "Uma ponte liga Teresina a Timon, no Maranhão." Há três pontes sobre o Rio Parnaíba ligando Teresina a Timon, mas o guia só conseguiu enxergar uma.
O Delta do Parnaíba não ganha qualquer destaque, ao contrário do vizinho Lençóis Maranhenses, retratado em quatro páginas ilustradas. O delta é lembrado como uma das atrações do litoral, nada mais.
Parnaíba salva o piauiense do interior do calor: "Quem vem do interior sente um alívio imediato: a brisa do mar ajuda a encarar o proverbial calor do Estado." Sobre Luís Correia: "Aos fins de semana, muitos moradores de Teresina caem na estrada rumo a Luís Correia, que abriga o melhor trecho do pequeno litoral do Piauí." Verdade, mas nenhuma praia mereceu uma fotografia no guia.
Palmas para Piripiri: "A simpática Piripiri costuma ser ignorada pelos turistas. É que a maioria vai direto para o Parque Nacional de Sete Cidades, a 25 km do centro da cidade." Bem que Piracuruca, município onde está situado o parque, merecia também ser chamada de simpática.
Finalmente, para economizar páginas, o Guia Quatro Rodas lembra de Pedro II como uma atração de Piripiri: "O município de Pedro II (a 50 km) é única região de garimpo de opala da América Latina." E o Piauí fica só por isso mesmo aos viajantes pelo Brasil.
fonte:http://www.acessepiaui.com.br/brasilia/piau-com-direito-a-erros-no-guia-quatro-rodas/11239.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário