domingo, 3 de abril de 2011

Novo aeroporto de Teresina (PI) pode ser construído fora do centro da cidade, diz Governador

Nem aeroporto velho, nem aeroporto remendado. O governo do Estado quer a construção de um novo aeroporto para Teresina, em um local que possibilite uma solução definitiva para o problema do transporte aéreo na capital. Essa intenção foi manifesta em novembro, quando o governador Wilson Martins (PSB) encaminhou documento ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, e à Infraero, pedindo que realizassem estudo técnico para definir o local adequado para o novo aeroporto da capital.

O entendimento do governador Wilson Martins é que se deve buscar uma solução definitiva para o problema. A avaliação técnica dentro do governo é que a ampliação do atual aeroporto Petrônio Portella tem prazo de validade, porque seria uma solução que em pouco tempo estaria superada: o aeroporto fica espremido entre o centro e o rio Poti, comprometendo tanto o complexo aeroportuário como a melhoria urbana central.

Conforme apurou o Jornal Meio Norte, o documento que solicita o estudo foi levado a Brasília pelo próprio Wilson Martins. Desde que era vice-governador, ele defendia uma solução intermediária para o atual Petrônio Portella: ampliação da estação de passageiros, com criação de novas áreas de embarque e desembarque, e mais vagas de estacionamento. Para ele, essa reforma permite a construção de uma saída definitiva.

As discussões técnicas entre o governo do estado e o governo federal apontam algumas alternativas. As principais indicam a saída sul da cidade, entre as BRs -316 e 343.

A ideia de Wilson Martins de construir uma rodovia entre essas duas BRs já contemplaria o projeto do novo aeroporto.

Na terça-feira passada, o governador Wilson Martins recebeu uma série de indicações técnicas, com informações sobre a área que pode receber o novo aeroporto. Os documentos apontam detalhes sobre regime meteorológico, formação geográfica e estrutura viária atual e projetada. Esses estudos iniciais mostram que a área é plana, com baixa intensidade de nuvens e com baixa intervenção viária, o que permitirá um desenho urbano adequado para o setor.

fonte:http://www.meionorte.com/efremribeiro/novo-aeroporto-de-teresina-pode-ser-construido-fora-do-centro-da-cidade-diz-wilson-martins-159746.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário