sábado, 2 de abril de 2011

Reforma do aeroporto vira briga política em Teresina e o dinheiro pode voltar para os cofres da União

As vésperas da eleição municipal de 2012, o debate sobre a reforma do aeroporto Petrônio Portela, de Teresina, virou uma batalha poltica. Candidatos assumidos, pré-candidatos e candidatos a reeleição, não saem das tvs, rádios e jornais, se dizendo defensores da sociedade, contra a reforma e a favor de um novo terminal, bem como, patronos intransigentes dos moradores do entorno do aeroporto, agora ameaçados de desapropriação. Na Câmara Municipal de Teresina, a maioria dos vereadores se diz favorável a um novo sítio de decolagem e pouso de aeronaves na capital. Já houve até reunião com os moradores. Na assembleia, o deputado João de Deus, cujo partido está de olho na prefeitura, manifestou sua indignação pela ameaça de retirada das famílias. A deputada Flora Izabel, ex-candidata a prefeita pelo PT, foi enfática: "se algo tem de ser mudado, é o aeroporto e não as famílias". Nessa confusão toda, sobrou para a Infraero, cujo Superintendente, Wilson Estrela, ficou isolado, sozinho, com o protótipo do projeto nas mãos e 250 milhões de reais na conta, sem saber o que fazer.

DINHEIRO VAI VOLTAR

Se a reforma do aeroporto Petrônio Portela não for feita, o Piauí vai perder 250 milhões de reais. A informação é do Superintendente da Infraero no estado, Wilson Estrtela. Ele garantiu que o dinheiro está na conta da estatal e que, tão logo o projeto seja concluído e aprovado, a obra é iniciada imediatamente. A saída, é o Ministério Público fazer um TAC - Termo de Ajuste e Conduta entre Infraero, moradaores, prefeitura e governo do estado. A OAB já provocou o assunto.

EQUÍVOCO

Mestre em Direito Aeroportuário, o advogado Sílvio Moura Fé, diz que, "é um equívoco, se falar em um novo aeroporto para Teresina. A cidade não tem demanda e nem perspectiva que justifique. Ademais - diz ele - seriam 15 anos para sua construção e um montante de 1 bilhão e 200 milhões de reais para a obra". Quem garante que ela seria concluída? Basta de obras inacabadas.

fonte:http://www.180graus.com/pedro-alcantara/reforma-do-aeroporto-de-teresina-vira-briga-politica-em-teresina-415939.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário