Durante audiência na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), do Senado Federal, realizada ontem (quarta-feira, dia 4), especialistas alertaram que o baixo investimento em infraestrutura e a ausência de planejamento para o setor de transportes ameaçam o crescimento econômico do País.
A reunião, designada a tratar da Importância da Logística para o Desenvolvimento Regional, faz parte de um ciclo de debates realizados pela comissão com o objetivo de examinar os entraves existentes ao desenvolvimento regional no Brasil.
De acordo com o coordenador-geral de Planejamento da Secretaria de Política Nacional de Transporte, Luiz Carlos Rodrigues Ribeiro, a origem dos problemas está ligado aos baixos investimentos do País em infraestrutura de transportes, que foram reduzidos de 1,8% do PIB na década de 1970 para 0,2% em 2002. Ribeiro disse que outro prejuízo decorre da ausência de planejamento do setor, problema que teria sido superado com o Plano Nacional de Logística e Transporte. Com base nele, o governo projeta investimentos de R$ 428 bilhões no período de 2008 a 2025.
A solução dos problemas, conforme os participantes da audiência, passa por elevação do aporte de recursos públicos, aumento da eficiência do setor federal de transportes, ampliação da participação do setor privado no investimento e na gestão dos transportes e maior competição na prestação de serviços de transporte.
Para o presidente da CDR, senador Benedito de Lira, a realização desse ciclo de debates representam um grande avanço para o desenvolvimento regional do País. “A finalidade desses reuniões é analisar as ações do governo para melhorar a eficiência da logística, inclusão digital, guerra fiscal e logística Aeroportuária e, assim, darmos nossa contribuição” finalizou.
fonte: http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/politica/comissao-debate-falta-de-investimento-em-transportes_67747.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário