Um dos temas tratados na última segunda-feira durante a 9ª RMTur (Reunião de Ministros de Estado de Turismo do Mercosul), que está sendo realizada em Assunção, Paraguai, foi a necessidade de sistematizar as estatísticas turísticas entre os países da região. As autoridades foram enfáticas ao afirmar que o tema é de fundamental importância para ações integradas de promoção turística.
O Brasil já cedeu a tecnologia Cadastur para o Paraguai, sistema de cadastramento de empresas e profissionais do turismo. O país presta consultoria para que o software seja adaptado à realidade paraguaia. Argentina e Uruguai, no entanto, utilizam outro sistema. Os demais países também têm ferramentas próprias, o que ainda traz dificuldades para a comparação de dados.
Segundo o ministro Pedro Novais, a homogeneização permitirá uma melhor gestão das políticas de turismo no bloco. “Há dificuldades para reunirmos os dados e estabelecermos parâmetros e metas. Temos o objetivo comum de um selo de qualidade entre os países, para avaliarmos com segurança nosso desenvolvimento turístico”, disse.
A ministra do Turismo do Paraguai, Liz Rosanna Cramer Campos, elogiou o incentivo dado com a experiência do Cadastur e afirmou que ela tem permitido a integração de entidades turísticas da capital Assunção com as de regiões mais distantes do país. “Temos a obrigação de desenvolver um padrão comum dentro do Mercosul para que o crescimento turístico se dê de forma mais rápida e mais integrada”.
fonte: http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/geral/40113-turismo-do-mercosul-busca-sistema-de-dados-comum.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário