Os grandes eventos esportivos (Copa do Mundo 2014 e Jogos Olímpicos 2016) devem impulsionar o setor de turismo no Brasil. Entretanto os desafios são grandes e para isso, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio) realizou na manhã de hoje (30/06) um debate com o tema "Turismo e Negócios: Competitividade, desafios e oportunidades para a próxima década". O encontro foi coordenado por Jeanine Pires, presidente do Conselho de Turismo e Negócios da Fecomercio. Participaram também do debate Orlando Silva, ministro do Esporte; Walfrido dos Mares Guia, ex-ministro do Turismo e da Secretaria de Relações Internacionais do governo Lula;João Dória Júnior, empresário, escritor e jornalista; Ricardo ferreira, vice-presidente da Alatur Viagens e Turismo; Toni Sando, diretor-superintendente do São Paulo Convention & Visitors Bureau; e Júlio Serson, diretor do Cecomercio.
Segundo Jeanine, debater a competitividade do turismo é importante para seu desenvolvimento. Segundo dados do World Travel & Tourism Council (WTTC), o impacto direto das atividades do turismo deve representar algo em torno de 2,8% do PIB brasileiro de 2011, alcançando US$ 1,85 trilhão. "O Brasil é hoje o sexto país no rankinh do turismo, com 68 milhões de estrageiros e 4,5 milhões de brasileiros viajando. Em 2010, foram cerca de US$ 6 bilhões em divisas entrando para a economia do país vindas do turismo", disse. Para Jeanine, o Brasil vive um momento singular, onde a realização dos eventos esportivos criam oportunidades para atrair outros tipos de eventos e negócios para o país. "Entre agosto de 2012 e agosto de 2016 os olhos do mundo estarão voltados para o Brasil. As oportunidades de gerar novos negócios é certa. Por isso precisamos debater o assunto para contribuir para esse desenvolvimento", declarou.
Mares Guia concorda com Jeanine sobre a importância do debate. "O brasileiro gastou ano passado US$ 10 bilhões no exterior, quando poderia ter gasto aqui no país. O Brasil ganhou nos últimos meses mais de 13 milhões de novos consumidores da classe média. Este consumo é o motor da economia e que ajudam a mover o turismo", disse. Para ele, o cenário está mudando rapidamente o e mercado interno será o grande negócio no futuro. O ministro do Esporte reforçou a importância do setor privado para o aperfeiçoamento das políticas do governo para o turismo e ainda falou sobre a estratégia de promoção do país para os grandes eventos. "O turismo é um dos três principais pilares de divulgação e promoção turística do Brasil, sendo elas socio/cultural, comercial e turismo", disse. Silva defende um trabalho agressivo de promoção para atrair cada vez mais turistas.
Finalizando, Jeanine disse que o encontro tece como objetivo apresentar a importância da atividade de turismo e negócios para a economia mundial e para o Brasil. Buscnado sempre dados no mercado para mostrar o desenvolvimento da atividade e as perspectivas para a próxima década. "Estaremos sempre trazendo na pauta uma postura inovadora, criativa e desburacratizada. Um debate franco e construtivo. Este será um dos legados que deixaremos para o país", concluiu.
fonte: http://www.mercadoeeventos.com.br/script/FdgDestaqueTemplate.asp?pStrResolucao=1280&pStrLink=3,27,0,73973&IndSeguro=0
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