segunda-feira, 11 de julho de 2011

Número de passageiros embarcando e desembarcando no Aeroporto de Teresina quase dobrou de janeiro a maio deste ano

Número de passageiros embarcando e desembarcando no Aeroporto de Teresina quase dobrou de janeiro a maio deste ano em relação ao mesmo período de 2010 e Governo Federal destina R$ 34 milhões para indenizações

No momento que políticos fazem pressão pela não reforma e ampliação do Aeroporto de Teresina Petrônio Portella e o prefeito Elmano Férrer (PTB) ameaça voltar atrás em seu decreto de despropriação das famílias que moram no entorno do local, o movimento de embarque e desembarque de janeiro a março deste ano quase dobrou em relação ao mesmo período de 2010.

A Infraero (Empresa de Infraestrutura Aeroportuária) informou que janeiro a maio de 2011 o movimento do Aeroporto de Teresina Petrônio Portella foi de 416.655 passageiros. De janeiro a maio do ano passado, esse movimento foi de 284.582 passageiros.

De janeiro a maio deste ano o movimento foi de 6.557 aeronaves fazendo voos domésticos e quatro aeronaves fazendo voos internacionais. No período de janeiro a maio do ano passado, o movimento foi de 4.743 aeronaves, sendo 4.719 fazendo voos domésticos e 24 fazendo voos internacionais.

Nos primeiros cinco meses deste ano desembarcaram em Teresina 1.647.80 quilos de cargas. No mesmo período do ano passado, o movimento de cargas foi de 1.403.189 quilos.

Desde o ano passado, a Infraero trabalha na elaboração do projeto para a reforma do Aeroporto Senador Petrônio Portella, de Teresina. A obra deve ser iniciada no segundo semestre do deste ano e passou a ser uma das prioridades do Governo Federal, após a primeira reunião da Câmara de Política de Gestão, Desempenho e Competitividade, realizada, em Brasília.

Com um fluxo de passageiros modesto para uma capital brasileira, o Aeroporto de Teresina deverá ter, após sua reforma, capacidade para receber até 2,5 milhões de passageiros por ano, anunciou ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann.

Para a execução de toda a obra serão aplicados R$ 220 milhões, além de R$ 34 milhões destinados ao pagamento de indenização referente a desapropriações de moradores de terrenos próximos ao aeródromo.

Na reunião, a Câmara de Política de Gestão, Desempenho e Competitividade definiu que o setor de saúde e os aeroportos serão as prioridades para ações de gestão do Governo Federal.

Formada por gestores do Governo Federal e por empresários, a Câmara tem o objetivo de aprimorar a gestão da máquina federal, e as duas áreas escolhidas como prioridades devem receber atenção especial, porque são as que têm mais condições de dar respostas às ações que devem ser implementadas.

"Nós avaliamos sob dois aspectos. São áreas que nós podemos ter um impacto maior de economia, pois têm bastante recursos do governo aplicados. E, também, avaliamos sob o ponto de vista do cidadão. É para que as pessoas possam sentir que as coisas estão melhorando", explicou a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann.

O Governo Federal lançou um plano específico para os aeroportos. As ações pretendem melhorar as condições de atendimento nos terminais, com a diminuição dos atrasos e o aprimoramento da questão logística. "Teremos foco principalmente na área de tráfego aéreo, para não ter grandes esperas ou atrasos de voos", disse a ministra. Também está prevista a instalação da internet gratuita nos terminais.

De acordo com Gleisi Hoffmann, outro problema que estará no alvo das ações é a questão do overbooking (venda de passagens maior que a capacidade de passageiros do avião). A ministra declarou que a presidente Dilma Rousseff pediu à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que atue com rigor para punir as empresas que praticam essa irregularidade.

A ministra acha que para evitar grandes esperas e atrasos de voos não basta investir em aeroportos de grande fluxo porque se ocorrer problemas em aeroportos menores atingem toda a rede aérea.

O Aeroporto de Teresina foi inaugurado em 30 de setembro de 1967. Foi construído ao norte da Capital, numa região situada entre os rios Poti e Parnaíba. Embora grande parte da população teresinense o denomine de Aeroporto Santos Dumont, sua denominação oficial é Aeroporto de Teresina e foi alterada, no ano de 2000, para Aeroporto de Teresina/Senador Petrônio Portella, de acordo com a lei nº 9.942, de 22 de dezembro de 1999, em homenagem ao ilustre político piauiense Petrônio Portella Nunes, que foi Prefeito de Teresina, Deputado Estadual, Governador, Senador, Presidente do Congresso Nacional e Ministro da Justiça.

O Aeroporto ao longo dos anos sofreu algumas reformas e ampliações desde que passou a ser administrado pela INFRAERO: 1978 – ampliação da pista de pouso em 400m e a construção de mais uma pista de taxi interligando o pátio de manobras e a pista de pouso; 1982 – ampliação do pátio de aeronaves em 6.000 m2. Em 1984 e 1999, respectivamente, houve a ampliação e reforma do Terminal de Passageiros e sua modernização e climatização.

Atualmente estão sendo executadas as obras de construção de módulos operacionais e desenvolvendo o projeto executivo de construção de um novo Terminal de Passageiros, pátio de aeronaves e via de acesso

Sítio Aeroportuário

Área:
1.288.105,38 m²

Pátio das Aeronaves

Área:
18.000m2

Pista
Dimensões(m):
2.200 x 45

Terminal de Passageiros

Capacidade/Ano:
Área(m²):
3.080

Estacionamento

Capacidade:
83 vagas

Estacionamento de Aeronaves

Nº de Posições:
05 posições

fonte: http://www.meionorte.com/efremribeiro/numero-de-passageiros-embarcando-e-desembarcando-no-aeroporto-de-teresina-quase-dobrou-de-janeiro-a-maio-deste-ano-172125.html

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