domingo, 3 de julho de 2011

Porto Alegre e Rosário se unem na promoção turística entre as cidades

Distantes exatos 1.330 quilômetros, Porto Alegre e Rosário, na Argentina, estão mais próximas. Uma comitiva de 23 representantes da província argentina, entre agentes de viagem, hoteleiros, dirigentes de atrativos turísticos, de entidades de turismo, participou ontem de um workshop com agências de viagem, operadoras, executivos de hotéis, de empresas de transporte turístico e de eventos e dirigentes de entidades do trade local. O objetivo do evento, que ocorreu no Salão Nobre do Hotel Plaza São Rafael, foi fortalecer a promoção turística das duas cidades.

A comitiva argentina, que permanece na capital gaúcha até domingo, é liderada pelo presidente da Entidade Turística Rosário (ETR), o órgão de turismo oficial da cidade argentina, Héctor De Benedictis, que veio acompanhado dos secretários de Cultura e Educação, Horacio Javier Rios, e da Produção, Sebastian Chale. De Benedictis ressaltou que as duas cidades possuem muitas semelhanças e citou a paixão pelo futebol, o engajamento político, a cultura, o clima, as paisagens, e lembrou que as duas são cidades portuárias.

O dirigente admitiu, entretanto, que os rosarinos pouco conhecem sobre Porto Alegre e, que quando vêm ao Brasil, seguem direto para as praias de Santa Catarina. O mesmo, segundo ele, acontece no sentido inverso. "Turismo na Argentina para os brasileiros ainda se resume a Bariloche ou Buenos Aires, mas Rosário tem muito a oferecer ao turista brasileiro", salientou o dirigente, frisando que Rosário é a cidade-natal do músico Fito Paez, do revolucionário Ernesto Che Guevara e da estrela do futebol mundial, o craque Leonel Messi, do Barcelona. "Queremos que os dois portos se transformem em portas para o ingresso de turistas", complementou De Benedictis.

O grupo foi recepcionado pelo secretário de Turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Moraes. Além dele, o encontro teve a presença do secretário municipal de Cultura, Sérgius Gonzaga, e da Gol, única empresa aérea que opera voos diretos entre Rosário e Porto Alegre. Moraes fez uma meã culpa e reconheceu a responsabilidade das autoridades brasileiras, que na hora de divulgar o país dão muita ênfase para o sol, calor e praia. "Cerca de 1 milhão de argentinos visitam o Brasil a cada ano, mas não param em Porto Alegre. Queremos que eles descubram um outro Brasil", disse Moraes, dando como exemplo a Serra Gaúcha, que é um dos principais destinos turísticos do Brasil.

Além de Moraes, também estiveram presentes, entre outros, a presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens do Rio Grande do Sul, Rita Vasconcelos, o diretor da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RS e diretor superintendente da Rede Plaza de Hotéis, Resorts e Spas, Carlos Henrique Schmidt, e a presidente-executiva do Porto Alegre e Região Metropolitana Convention & Visitors Bureau, Berenice Lewin.

O workshop, que constou de apresentação da estrutura turística, dos atrativos e segmentos de turismo trabalhados pelas duas cidades, foi seguido de rodada de negócios entre agentes, operadores e empresários do setor com vista à organização e oferta de pacotes turísticos.

Integração - Desde 1994, por decretos das duas municipalidades, a capital gaúcha e Rosário são cidades-irmãs. A aproximação efetiva entre os órgãos oficiais de Turismo de Porto Alegre e Rosário foi iniciada em maio do ano passado durante o 4º Congresso de Turismo da Rede Mercocidades, ocorrido em Montevidéu, Uruguai, quando Moraes reuniu-se com De Benedictis.

Em dezembro, uma missão institucional e empresarial da capital gaúcha, coordenada pela Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) visitou a cidade argentina com o objetivo de integrar o setor empresarial do setor para fortalecer o fluxo de visitantes entre os dois destinos. Na ocasião, foi assinado convênio de colaboração entre a SMTUR e a ETR. Principal emissor de turistas estrangeiros para o Brasil e país fronteiriço ao Rio Grande do Sul, a Argentina é um dos mercados estratégicos da promoção turística internacional de Porto Alegre.

fonte: http://www.mercadoeeventos.com.br/script/FdgDestaqueTemplate.asp?pStrResolucao=1280&pStrLink=3,108,0,74042&IndSeguro=0

Nenhum comentário:

Postar um comentário