O III Festival da Uva de São João do Piauí, cidade a 486 quilômetros ao Sul de Teresina, será realizado de 13 a 15 de janeiro de 2012. A data foi acertada em reunião, nessa segunda-feira (21), na Secretaria do Turismo do Piauí, coordenada pelo secretário Sílvio Leite. Participaram da reunião o senador Wellington Dias, a deputada estadual Rejane Dias, representantes de órgãos estaduais como Fundac, Secretaria do Desenvolvimento Rural, além do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PI), Bancos do Brasil, Nordeste e Caixa Econômica Federal e produtores do Assentamento Marrecas.
A definição da data levou em conta aspectos meteorológicos e detalhes técnicos quanto à cultura da uva, apontados pelos produtores presentes. Segundo o senador Wellington Dias, o objetivo do festival da uva é desenvolver o turismo da região, bem como no fortalecimento da agricultura. “O que queremos com o Festival da Uva é estimular os grupos culturais, o turismo local e regional e o desenvolvimento da produção de fruticultura”, destacou.
Segundo o secretário do Turismo, Sílvio Leite, o evento promete o envolvimento da população, com a realização de oficinas, geração de negócios, além de muita animação com atrações locais e também nacionais.
O senador Wellington Dias lembrou ainda, que o que se quer com o festival é que fique no município de São João o trabalho através das oficinas, organização do trade turístico, incentivos oferecidos pelas instituições bancárias, bem como a formação de novos grupos de produção.
Para a presidente da Associação dos Produtores do Assentamento Marrecas, Maria José de Araújo, a continuidade de realização do festival é de grande importância, não só para os assentados produtores, mas para a população como um todo. “O Festival da Uva incentiva as pessoas a trabalharem com áreas irrigadas e a produção melhora muito. O festival é importante ainda porque incentiva a comercialização daquilo que nós produzimos. E isso é gratificante”, lembra. Ficou marcada reunião a ser realizada no mês de outubro em São João do Piauí, para planejar o evento. A ideia é envolver todos os atores: poder público municipal e estadual, comunidade local e todas as entidades parceiras.
fonte: portalaz.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário