terça-feira, 8 de novembro de 2011

Azul inaugura operação do primeiro ATR 72-600



A aeronave ATR 72-600 está oficialmente integrada à malha da Azul Linhas Aéreas. O primeiro turboélice foi batizado e inaugurado na manhã desta segunda-feira (07/11), com um voo panorâmico. O avião decolou do aeroporto Internacional de Viracopos (Campinas) com personalidades locais e do trade turístico. O MERCADO&EVENTOS também esteve presente e acompanhou a rota realizada a 19 mil pés e a uma velocidade de 200 km por hora. "Com o modelo do ATR 72-600 temos condições de operar em aeroportos menores e alimentar nossos hubs regionais de forma mais econômica e rentável", explicou Pedro Janot, presidente da Azul Linhas Aéreas. O turboélice, segundo ele, consome um terço a menos de combustível se comparado aos jatos Embraer e pode voar em velocidades de até 600 km por hora.

O ATR 72-600 conta com 70 assentos e toda sua navegação de ponte de comando é digitalizada. Ela será utilizada em rotas com uma duração de até 1 hora. Toda a tripulação (pilotos e comissários de bordo) passaram por treinamentos para operar esse tipo de equipamento. "Contamos com instrutores certificados pela Anac para capacitar nossa equipe. Para poder operar o ATR 72-600, os pilotos realizam, no mínimo, 10 pousos e 10 decolagens", garantiu Janot. A aeronave será incorporada à oferta aérea da Azul no próximo dia 15 de novembro. À princípio, ela irá somar à frota de oito ATR 72-200 em atividade atualmente na empresa. No entanto, a proposta é a substituição total do modelo 200. De acordo com o dirigente, a estimativa é receber mais dois turboélices 72-600 até o final de novembro e início de dezembro deste ano.

"Temos encomendadas mais 30 aviões e que chegarão à frota até 2015", completou Janot. A companhia conta ainda com mais 10 opções de compra do ATR 72-600. Foram investidos US$ 850 milhões na compra desses aviões. A Azul é a segunda companhia aérea no mundo e a primeira da América Latina a receber a nova geração do turboélice 72-600. "Com essa nova frota, prevemos atender em média 10 cidades por dia e contribuir para o desenvolvimento de um verdadeiro modelo de aviação regional brasileira", destacou Janot. O novo avião será apresentado em voos panorâmicos até a próxima sexta-feira, dia 11 de novembro, em mais nove destinos brasileiros. São eles: Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Marília, Araçatuba, Presidente Prudente, Uberaba, Juiz de Fora, Joinville e Maringá. "Podemos servir a quase 100 destinos nacionais com o ATR 72-600", ressaltou.

Resultados - Em 15 de dezembro, a Azul completa três anos de atividade e a estitmativa, segundo Pedro Janot, é alcançar a marca de 16 milhões de passageiros transportados. "Até o final deste ano, devemos acumular uma participação de mercado de 10%. Além disso, vamos receber mais cinco jatos Embraer, o que totalizará 27 aeronaves integradas à frota da Azul em 2011", salientou, mencionando que companhia mantém um crescimento robusto no mercado de aviação. A partir de 2012, a empresa estuda ampliar suas operações em Londrina e Uberlândia e em alguns destinos paulistas, sul de Minas Gerais, interior do Rio de Janeiro e noroeste paranaense.

Rosa - Na semana de 21 a 25 de novembro, a companhia retoma o projeto de roadshow com a aeronave de cor rosa. O programa realizado em parceria com a Femana visa à prevenção do câncer de Mama. Nos aeroportos de Porto Alegre, Goiânia, Palmas, Maringá, Curtitiba, Florianópolis, Viracopos, Confins (BH) e Galeão (RJ), a Azul promoverá blitz com distribuição de panfletos e palestras de conscientização. Para esses eventos, toda a tripulação vestirá uniforme rosa e as aeronaves serão pilotadas por mulheres. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário