quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Marcelo Rosenbaum vem a Teresina e lança projeto artesanal

A valorização do artesanato na decoração dos lares brasileiros será o tema da 2ª edição do projeto A Gente Transforma (AGT). O anúncio foi feito pelo designer Marcelo Rosenbaum, no dia 07 de dezembro, durante viagem ao Piauí. A primeira edição aconteceu em 2010, em São Paulo, e transformou uma comunidade carente da cidade com ações de empoderamento. Dessa vez, o projeto desembarca no Piauí, mais precisamente na Região da Chapada do Araripe, escolhida pelo escritório Rosenbaum® como local que irá concentrar as ações do projeto coordenadas com comunidade de artesãos, estudantes de todo país e designers convidados.



A escolha do local é justificável. Com importância histórica no Piauí, o artesanato mostra-se como forte alternativa de renda e trabalho para as famílias do Estado, com vocação e potencial para ampliar sua atuação para além da rotineira atividade turística local. O A Gente Transforma Brasil 2012 – Chapada do Araripe [Piauí], como será chamado, pretende criar uma rede de capacitação, criação autoral, transferência de conhecimento técnico e troca de habilidade e expertise entre artesãos, estudantes e profissionais. O objetivo é ampliar e qualificar a percepção da produção artesanal criada, torná-la parte da decoração brasileira, contribuindo para a valorização de mercado de peças que Marcelo Rosenbaum tem chamado de ‘design de raiz’.

“O Brasil precisa abrir os olhos para a sua produção artesanal e os lares brasileiros precisam incorporar esse trabalho na decoração, e da maneira como deve ser: artística e sem preconceitos. É preciso enxergar como arte, popular ou contemporânea, sem distinguir se foram produzidas por mãos populares ou eruditas”, explica Rosenbaum. Para ele, é essa a fronteira, muito mais ligada às diferenças sociais, que acabam por separar a arte do artesanato e o artista do artesão. “Esses artesãos carregam um saber extraordinário, com enorme expressão cultural e suas criações refletem isso”, diz.

Como e Quando?

Durante o mês de janeiro, 15 estudantes de todo Brasil serão selecionados para integrar um grupo que irá se mudar para a Chapada do Araripe na primeira quinzena de fevereiro. Formado por artesãos locais, por Marcelo Rosenbaum, e pelo designer mineiro Fernando Maculan, o grupo terá ainda a contribuição de dois designers convidados.

São eles Rita João e Pedro Ferreira, ambos do estúdio Pedrita, de Portugal. Nesses 10 dias, esta equipe irá produzir cerca de 30 peças que já têm data e local para serem apresentadas ao mercado: o Salão Internacional do Móvel de Milão, o maior evento de decoração e design do mundo, que vai acontecer em abril de 2012. O lançamento dessa coleção será feito em parceria com a revista Casa Claudia, e irá ocupar 150 m² em Milão, dentro do projeto Brazil S/A, da Editora Abril.

O próximo passo será inserir esses produtos no mercado nacional e internacional através de parcerias fortes e especializadas. Uma delas é a da Solidarium, empresa localizada em Curitiba que atua como elo entre grandes empresas varejistas e pequenos produtores, defendendo acordos comerciais justos para todos os envolvidos. A outra é a Touch, de Zoe Melo, sócia fundadora da empresa, baseada em Los Angeles e que desenvolve, comercializa e promove projetos de eco-design e sustentabilidade.

O AGT Brasil 2012 – Chapada do Araripe [Piauí], realizado na Chapada do Araripe, conta ainda com apoios importantes, como o do Sebrae Piauí e o do Governo do Estado do Piauí, interessados em estimular o desenvolvimento criativo e mercadológico de uma atividade que ocupa um lugar importante na renda das famílias do Estado. Rosenbaum também vai abrir o projeto para a participação de empresas privadas, como fez com na 1ª edição do A Gente Transforma, em São Paulo, que contou com patrocínios de empresas como Vivo, Suvinil, Itaú, Nike, STB, entre outras. Segundo o designer, “o AGT em São Paulo foi um case de marketing e de responsabilidade social ao mesmo tempo. Num projeto assim, as ações são muito mais impactantes e duradouras. É um ambiente propício para as empresas se relacionarem de maneira diferente com seus consumidores, através da troca de experiência e participação real em suas vidas. E é uma oportunidade para falarem de forma clara, direta e tangível com seus mais diversos públicos sobre valores e comprometimento”.

Mais informações: www.rosenbaum.com.br

fonte: www.portalaz.com.br

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