A valorização do artesanato na decoração dos lares brasileiros será o
tema da 2ª edição do projeto A Gente Transforma (AGT). O anúncio foi
feito pelo designer Marcelo Rosenbaum, no dia 07 de dezembro, durante
viagem ao Piauí. A primeira edição aconteceu em 2010, em São Paulo, e
transformou uma comunidade carente da cidade com ações de empoderamento.
Dessa vez, o projeto desembarca no Piauí, mais precisamente na Região
da Chapada do Araripe, escolhida pelo escritório Rosenbaum® como local
que irá concentrar as ações do projeto coordenadas com comunidade de
artesãos, estudantes de todo país e designers convidados.
A escolha do local é justificável. Com importância histórica no Piauí, o
artesanato mostra-se como forte alternativa de renda e trabalho para as
famílias do Estado, com vocação e potencial para ampliar sua atuação
para além da rotineira atividade turística local. O A Gente Transforma
Brasil 2012 – Chapada do Araripe [Piauí], como será chamado, pretende
criar uma rede de capacitação, criação autoral, transferência de
conhecimento técnico e troca de habilidade e expertise entre artesãos,
estudantes e profissionais. O objetivo é ampliar e qualificar a
percepção da produção artesanal criada, torná-la parte da decoração
brasileira, contribuindo para a valorização de mercado de peças que
Marcelo Rosenbaum tem chamado de ‘design de raiz’.
“O Brasil precisa abrir os olhos para a sua produção artesanal e os
lares brasileiros precisam incorporar esse trabalho na decoração, e da
maneira como deve ser: artística e sem preconceitos. É preciso enxergar
como arte, popular ou contemporânea, sem distinguir se foram produzidas
por mãos populares ou eruditas”, explica Rosenbaum. Para ele, é essa a
fronteira, muito mais ligada às diferenças sociais, que acabam por
separar a arte do artesanato e o artista do artesão. “Esses artesãos
carregam um saber extraordinário, com enorme expressão cultural e suas
criações refletem isso”, diz.
Como e Quando?
Durante o mês de janeiro, 15 estudantes de todo Brasil serão
selecionados para integrar um grupo que irá se mudar para a Chapada do
Araripe na primeira quinzena de fevereiro. Formado por artesãos locais,
por Marcelo Rosenbaum, e pelo designer mineiro Fernando Maculan, o grupo
terá ainda a contribuição de dois designers convidados.
São eles Rita João e Pedro Ferreira, ambos do estúdio Pedrita, de
Portugal. Nesses 10 dias, esta equipe irá produzir cerca de 30 peças que
já têm data e local para serem apresentadas ao mercado: o Salão
Internacional do Móvel de Milão, o maior evento de decoração e design do
mundo, que vai acontecer em abril de 2012. O lançamento dessa coleção
será feito em parceria com a revista Casa Claudia, e irá ocupar 150 m²
em Milão, dentro do projeto Brazil S/A, da Editora Abril.
O próximo passo será inserir esses produtos no mercado nacional e
internacional através de parcerias fortes e especializadas. Uma delas é a
da Solidarium, empresa localizada em Curitiba que atua como elo entre
grandes empresas varejistas e pequenos produtores, defendendo acordos
comerciais justos para todos os envolvidos. A outra é a Touch, de Zoe
Melo, sócia fundadora da empresa, baseada em Los Angeles e que
desenvolve, comercializa e promove projetos de eco-design e
sustentabilidade.
O AGT Brasil 2012 – Chapada do Araripe [Piauí], realizado na Chapada do
Araripe, conta ainda com apoios importantes, como o do Sebrae Piauí e o
do Governo do Estado do Piauí, interessados em estimular o
desenvolvimento criativo e mercadológico de uma atividade que ocupa um
lugar importante na renda das famílias do Estado. Rosenbaum também vai
abrir o projeto para a participação de empresas privadas, como fez com
na 1ª edição do A Gente Transforma, em São Paulo, que contou com
patrocínios de empresas como Vivo, Suvinil, Itaú, Nike, STB, entre
outras. Segundo o designer, “o AGT em São Paulo foi um case de marketing
e de responsabilidade social ao mesmo tempo. Num projeto assim, as
ações são muito mais impactantes e duradouras. É um ambiente propício
para as empresas se relacionarem de maneira diferente com seus
consumidores, através da troca de experiência e participação real em
suas vidas. E é uma oportunidade para falarem de forma clara, direta e
tangível com seus mais diversos públicos sobre valores e
comprometimento”.
Mais informações: www.rosenbaum.com.br
fonte: www.portalaz.com.br
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