sábado, 21 de abril de 2012

Portugal promove seus atrativos em São Paulo



Carine Batista, de Alentejo, Paulo Machado, de Portugal, Edu Gudes, Maria Nunes, de Porto e Dorita Mendonça, da Ilha da Madeira
Após quatro dias e quatro cidades, chega hoje em São Paulo o roadshow Portugal - a Beleza da Simplicidade. Estiveram reunidos no evento as regiões do Alentejo, Ilha da Madeira e Porto/Norte de Portugal que divulgaram seus atrativos e novidades ao trade de Salvador, Brasília, Porto Alegre e para encerrar, São Paulo. Ao todo 13 expositores de três regiões portuguesas receberam cerca de 400 profissionais durante o roadshow.

Segundo Paulo Machado, diretor de turismo de Portugal no Brasil, o evento tem por finalidade promover o destino junto aos agentes e operadores brasileiros, além de servir de capacitação, pois, contou com o workshop e seminários de vendas. "Percebemos um interesse muito grande dos agentes no destino e nossa estratégia foi dar apoio para as vendas, aproximar quem vende de quem compra", explicou.

A grande novidade do evento de São Paulo foi a homenagem feita ao chef e apresentador Edu Guedes, da Rede Record. Segundo Machado, o apresentador fez diversas visitas as regiões de Portugal e com isso, ajudou a divulgação do destino no país. "Foram mais de cinco viagens que ele fez, sempre ajudando a promoção de Portugal. Por isso, ele irá receber uma homenagem que apenas três pessoas no mundo possuem, o título de Embaixador do Alentejo", disse. Os programas gravados pelo apresentador poderão ser conferidos a partir da próxima semana, na sério entitulada "Delícias de Alentejo".  Além de Edu Guedes, somente Hebe Camargo e Ana Maria Braga possuem esse título. 

Brasileiros no destino - De acordo com Machado, somente em fevereiro de 2012 Portugal teve um incremento de 87% no volume de visitantes brasileiros. Em 2011, o destino registrou 547 mil brasileiros, um crescimento de 23% em relação ao ano anterior. Segundo o diretor, o objetivo nesse ano é manter o crescimento. "Embora a Europa tenha tido alguns problemas, o turismo de Portugal não sofreu, pois, teve um aumento na procura dos mercados Brasil, Japão e EUA, o que compensou a diminuição dos europeus no destino", informou.

Novidades - O diretor antecipou com exclusividade ao MERCADO & EVENTOS, que neste ano Portugal estará com uma área de 600 metros quadrados na feira da Abav. "Juntamos os espaços da Tap e de Portugal em uma só e com isso unimos a promoção do destino. Portugal será o cartão de visitas do pavilhão 4 da Abav", declarou. Até o momento, 14 empresas portuguesas já confirmaram presença no evento que acontece em outubro, no Rio de Janeiro.

Voos Brasil-Portugal - A Tap possui, atualmente, 74 voo semanais entre os países. Segundo Mario Carvalho, diretor Comercial Brasil da companhia, os voos mantem durante o ano uma taxa de ocupação em média de 83%. Só em 2011, a Tap transportou 1,5 milhão de passageiros entre Brasil e Portugal. Somente brasileiros residentes no Brasil foram 900 mil. "O total transportado entre os países representa algo em torno de 33% do resultado geral da companhia", disse. 

Um comentário:

  1. Pois é Portugal está na moda, o que me espanta é o país querer incentivar o turismo e a TAP cobrar 1.480,00 dólares por uma passagem de ida e volta p/ Lisboa, sendo que para França, itália e até mesmo Irlanda é possível encontrar passagens por 800,00 dólares. Vamos lá TAP ajude o seu país, ainda mais sendo uma empresa pública.

    ResponderExcluir