terça-feira, 1 de maio de 2012

Aeroporto de Parnaíba: último voo internacional foi em 2007


 
  Foto: Proparnaiba.com

Quem circula pela cidade de Parnaíba-PI já deve ter passado pelo aeroporto internacional da cidade. No entanto, apesar do grande porte, o Aeroporto Prefeito Dr. João Silva Filho não recebe voos regulares.

Administrado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) háquase uma década e reformado com um valor de R$ 20 milhões, a pista foi ampliada e passou a ter a capacidade de receber voos internacionais em março de 2010.

Construído pelo Governo do Estado, o aeroporto foi passado para a Infraero com a tentativa de estimular o turismo no Piauí. Porém, a ideia não deu certo e o setor esfriou, até mesmo por falta de interesse das companhias aéreas.

O Aeroporto Prefeito Dr. João Silva Filho, em Parnaíba (PI), está habilitado para o tráfego internacional de passageiros desde outubro de 2005. Já sob o controle administrativo da Infraero, a Air Italy realizou dez voos charters com turistas provenientes de Verona. O último pousoocorreu em fevereiro de 2007.

Apesar de estagnado, a Infraero descarta desabilitar o aeroporto, visto que já foram gastos milhões na adaptação para receber voos internacionais e deverá ser gasto mais dinheiro em novas melhorias na infraestrutura do sítio aeroportuário. A Infraero foi procurada pela reportagem para tratar do motivo pelo qual o aeroporto é caracterizado como internacional sem mesmo estar na rota de voos regulares.

A empresa afirma que o fato de não existirem decolagens regulares não diminui as facilidades que existem para atender a demanda que, segundo ela, pode surgir a qualquer momento.

O diretor de aeroportos da empresa, João Márcio] Jordão, disse que o papel da Infraero é abastecer o aeroporto da infraestrutura necessária para que a região possa atender a demanda, fazendo obras de ampliação e melhoramento do serviço aeroportuário. Com uma pista de 450 metros, apta a receber voos internacionais e estrutura para contribuir com o turismo e, consequentemente, a economia do Estado, o que falta para o Aeroporto Internacional de Parnaíba funcionar plenamente? Eis a pergunta que nem a própria Infraero sabe responder.

Em relação ao cancelamento da denominação de aeroporto internacional, só será realizada pela Anac, caso exista desistência do operador e se for verificado que não há mais condições específicas. O que verdadeiramente se tem conhecimento é que o funcionamento do Aeroporto João Silva Filho seria um investimento em infraestrutura para o desenvolvimento do litoral do Piauí. Porém, se não houver nenhum tipo de mobilização daqueles que representam o Estado, o local corre o risco de ficar "internacional" apenas no nome.

 fonte O Dia.

Edição e foto: Proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário