sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Aeroportos brasileiros estarão aptos para a Copa de 2014, diz ministro


Autoridades durante reunião de audiência pública na Comissão de Turismo e Desporto












Durante reunião de audiência pública na Comissão de Turismo e Desporto, nesta quarta-feira, dia 1º, o ministro da Secretaria de Aviação Civil-SAC, Wagner Bittencourt Oliveira, garantiu que as obras dos aeroportos ficarão prontas até a Copa do Mundo de 2014 e, para tanto, informou que já há uma receita disponível de R$ 2,6 bilhões para intervenção no setor de aviação civil em 2013. E completou que a algumas já serão entregues no próximo ano para a Copa das Confederações, em julho. O objetivo do encontro foi obter esclarecimentos sobre o plano de investimentos e as obras voltadas à modernização, adaptação e recuperação dos aeroportos localizados nas cidades-sedes da Copa do Mundo de Futebol de 2014.

Acompanhado do Presidente da Agência Nacional de Aviação Civil, Marcelo Guaranys e do Diretor de Engenharia da Infraero, Jaime Parreira, o ministro Wagner Bittencourt detalhou como as obras estão sendo feitas e destacou o aporte de recursos que cada uma está recebendo e descartou qualquer atraso no cronograma das mesmas, garantindo que o Brasil terá aeroportos mais modernos e mais seguros até 2014 e com capacidade para atender a demanda no período da Copa do Mundo.

Bittencourt destacou os investimentos feitos na Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – Infraero que até agora já permitiu a construção de mais 10,5 mil metros de pista, 380 mil metros quadrados de pátio, 289 mil metros quadrados de terminais de passageiros atendendo e aumentando a capacidade em 95 milhões de passageiros/ano. 

O ministro lembrou que o PAC 2 contempla 57 ações nos aeroportos, sendo três deles em sedes da Copa e nove em outras cidades. Desse total, 15 ações já foram concluídas, 25 estão em andamento, 3 passam por licitação e 14 estão em fase preparatória.

Por sua vez o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Marcelo Guaranys, lembrou que há investimentos, inclusive, além do previsto, como vêm sendo feitos por algumas concessionárias que vêm ampliando as obras previstas no contrato de concessão de forma a atender o público da Copa do Mundo de 2014 e, por consequência, o público dos jogos olímpicos de 2016. Citou o exemplo do terminal aeroportuário de Guarulhos, em São Paulo, que terá capacidade de 12 milhões de passageiros, 5 milhões a mais do que o previsto no contrato. “Por outro lado, em Campinas, a capacidade aumenta de 5,5 milhões para 14 milhões de passageiros e, em Brasília, de 2 milhões para 8 milhões de passageiros ao ano”, observou. Ao falar sobre as obras no aeroporto de Salvador o ministro disse que a construção da torre de controle iniciada em junho será concluída até dezembro de 2013.

Durante o encontro, o deputado Afonso Hamm (PPRS) pediu atenção especial do Ministro Wagner Bittencourt para o aeroporto Salgado Filho de Porto Alegre, notadamente a questão da pista que é um problema que já se arrasta há  mais de sete anos. Por sua vez, o deputado João Arruda (PMDB-PR), ao propor discussões permanente para ajudar o executivo a solucionar o problema dos aeroportos brasileiros, pediu apoio da Secretaria de Aviação Civil para mudar o nome do aeroporto internacional de Curitiba que, conforme, alertou, não fica em Curitiba, mas na cidade de São José dos Pinhais. Ele pediu ao Ministro Wagner Bittencourt que o mesmo seja denominado Aeroporto Internacional de São José dos Pinhais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário