segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Olga Arima diz que há oportunidades para luxo no Brasil


Na home e aqui, a diretora da Designer Tours, Olga Arima, durante apresentação na ILTM
A diretora da Designer Tours, Olga Arima, durante apresentação na ILTM
CANNES – Antes da abertura da feira International Luxury Travel Market (ILTM), que será daqui a pouco, foram realizadas sessões educacionais, com palestrantes de diversos setores, que abordaram sobre seis temas acerca da indústria de luxo no mundo. Uma das mais concorridas foi sobre como atuar emmercados em crescimento, como é o do Brics, formado pelo Brasil, Rússia, Índia e China (a África do Sul não fez parte das apresentações). O foco da apresentação foi nos viajantes destes países e não no Briccomo destino de luxo.

Entre as participantes da sessão estava a diretora da operadora Designer Tours, Olga Arima, que falou sobre as características do mercado brasileiro. “A maior parcela dos brasileiros viajam no período de férias, sendo 80,3%”, disse ela durante a apresentação. Uma parte do mercado ressaltada por Olga foi a classe C. “Em 2003, faziam parte dessa faixa da população brasileira 66 milhões de pessoas. A expectativa para 2014 é que o número chegue a 113 milhões.”

Além do poder aquisitivo do brasileiro, Olga falou sobre a forma de planejamento. “Geralmente, o brasileiro planeja as férias com um a três meses de antecedência, porém só realiza as reservas em última hora.” O last minute não é exclusividade apenas do brasileiro. De acordo com os palestrantes, tanto os chineses, indianos e russos finalizam suas compras com antecedência de uma semana em média antes da viagem.

Mesmo diante das apresentações feitas sobre o mercado chinês, russo e indiano, cujas taxas de crescimento econômico são superiores às do Brasil, Olga acredita que o País ainda apresenta mais atrativos para que o mercado de luxo internacional realize investimentos. “Enquanto a média da renda per capita do brasileiro que consome produto de luxo é de US$ 10 mil, a dos outros países é US$ 3 mil”, comparou.

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