terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Apagão no litoral do Piauí deixa 350 mil pessoas mais de 14 horas no escuro


Das 17h30 desta segunda-feira (11) de carnaval, até cerca de 05h da manhã desta terça (12), os foliões que foram para o litoral piauiense ficaram no escuro. O fornecimento de energia foi interrompido em Parnaíba e Luís Correia após chuva acompanhada de forte ventania, que derrubou três postes na região dos Tabuleiros Litorâneos. Um total de 350 mil pessoas devem ter sido afetadas.
Segundo José Salan, assessor da Presidência da Eletrobras/Piauí, técnicos trabalharam para substituir os três postes de alta tensão que caíram. "A empresaresponsável pela construção do condomínio Morada dos Ventos, na entrada de Parnaíba, realizou a terraplanagem da área e escavou no entorno dos postes de alta tensão que passam por dentro do terreno. A profundidade de três metros foi reduzida para um metro e, com o vento forte, as estruturas não conseguiram sustentação", esclarece Salan.
A mudança na profundidade do terreno, ainda de acordo com o assessor especial, não foi informada à Eletrobras. "Passa uma linha de transmissão de 69 Kv pela área", afirmou. 
Pelo menos 350 mil pessoas foram afetadas com o apagão, sendo 100 mil destas turistas que foram até o litoral para passar as festas de Carnaval. 
Comércio paralisado
Sem energia, comerciantes de Luis Correia e Parnaíba encontraram dificuldades para manter seus estabelecimentos funcionando e os turistas ficaram sem acesso a serviços básicos. Bares e restaurantes ficaram sem atender a população e, segundo informações obtidas pela Reportagem de O DIA, apenas uma lanchonete Bob's, em Parnaíba, possui gerador.
"A fila no Bob's é imensa. Chegamos aqui às 19h30 e apenas agora (21h) estamos conseguindo comer alguma coisa", informou a jornalista Érica Maciel Paz.  
Turistas fazem fila em lanchotene que possui gerador de energia durante "apagão" no litoral

Nenhum comentário:

Postar um comentário