domingo, 31 de março de 2013

Condomínio está sendo construído nas margens da pista do Aeroporto de São Raimundo Nonato (PI)


Condomínio está sendo construído nas margens da pista do Aeroporto Internacional de São Raimundo Nonato
Ainda não concluído, mas o Aeroporto Internacional de São Raimundo Nonato está com a expansão ameaçada porque está sendo construído um condomínio próximo nas margens de sua pista de pouso e decolagem.
Quem percebeu a construção do condomínio nas margens da pista de pouso e decolagem, que é hoje de 1,6 mil metros de extensão, mas que será estendida para mais 900 metros, somando 2,5 mil metros de extensão, foi o diretor-presidente da construtora Sucesso, João Marcelo Claudino, responsável pela construção do Aeroporto Internacional de São Raimundo Nonato, do Governo do Estado.
João Marcelo Claudino diz que a construção de um condomínio nas margens da pista de pouso e decolagem inviabiliza, mas tarde a expansão do Aeroporto de São Raimundo Nonato.
A construção de conjuntos habitacionais e residências no entorno do Aeroporto de Teresina Petrônio Portella impediu a expansão de sua pista, do terminal de passageiros e do terminal de cargas como planejava a Infraero (Empresa de Infraestrutura Aeroportuária).
João Marcelo Claudino informou que o Aeroporto Internacional de São Raimundo Nonato tem capacidade para pouso e decolagem de um Boeing 737, mas a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) não deverá homologar seu funcionamento porque exige que na região deve ter hospital com 180 leitos para atendimento dos passageiros e tripulação no caso de acidente e a rede de hotéis da região não possui 180 leitos no caso de ocorrer algum problema mecânico ou problemas de pouso e decolagem para que os passageiros e tripulantes possam ficar hospedados até que o problema seja resolvido.
Além disso, para homologação pela Anac do Aeroporto de São Raimundo Nonato é necessário que tenha um Brigada de Bombeiros com, no mínimo dois carros de combate a incêndios.
“São questões auxiliares que precisam ser atendidas para que o Aeroporto de São Raimundo Nonato possa ser homologado pela Anac”, falou João Marcelo Claudino.
O Aeroporto de São Raimundo Nonato também enfrentará o problema do ar rarefeito (pouso denso, carregado) por estar a 600 metros do nível do mar e uma temperatura média de 27 graus Celsius. Com esse ar rarefeito, um Boeing 737 só poderia decolar durante a noite ou ficar livre da carga e do combustível. A não ser que fique com o mínimo de combustível e faça sua decolagem em um aeroporto próximo, como o de Petrolina, no estado de Pernambuco.
A Aeroporto Internacional de São Raimundo Nonato vai custar R$ 18,5 milhões, sendo que R$ 13 milhões e faltam R$ 5,5 milhões.

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