Condomínio está sendo construído nas margens da pista do Aeroporto Internacional de São Raimundo Nonato
Ainda não concluído, mas o Aeroporto Internacional de São Raimundo Nonato está com a expansão ameaçada porque está sendo construído um condomínio próximo nas margens de sua pista de pouso e decolagem.
Quem percebeu a construção do condomínio nas margens da pista de pouso e decolagem, que é hoje de 1,6 mil metros de extensão, mas que será estendida para mais 900 metros, somando 2,5 mil metros de extensão, foi o diretor-presidente da construtora Sucesso, João Marcelo Claudino, responsável pela construção do Aeroporto Internacional de São Raimundo Nonato, do Governo do Estado.
João Marcelo Claudino diz que a construção de um condomínio nas margens da pista de pouso e decolagem inviabiliza, mas tarde a expansão do Aeroporto de São Raimundo Nonato.
A construção de conjuntos habitacionais e residências no entorno do Aeroporto de Teresina Petrônio Portella impediu a expansão de sua pista, do terminal de passageiros e do terminal de cargas como planejava a Infraero (Empresa de Infraestrutura Aeroportuária).
João Marcelo Claudino informou que o Aeroporto Internacional de São Raimundo Nonato tem capacidade para pouso e decolagem de um Boeing 737, mas a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) não deverá homologar seu funcionamento porque exige que na região deve ter hospital com 180 leitos para atendimento dos passageiros e tripulação no caso de acidente e a rede de hotéis da região não possui 180 leitos no caso de ocorrer algum problema mecânico ou problemas de pouso e decolagem para que os passageiros e tripulantes possam ficar hospedados até que o problema seja resolvido.
Além disso, para homologação pela Anac do Aeroporto de São Raimundo Nonato é necessário que tenha um Brigada de Bombeiros com, no mínimo dois carros de combate a incêndios.
“São questões auxiliares que precisam ser atendidas para que o Aeroporto de São Raimundo Nonato possa ser homologado pela Anac”, falou João Marcelo Claudino.
O Aeroporto de São Raimundo Nonato também enfrentará o problema do ar rarefeito (pouso denso, carregado) por estar a 600 metros do nível do mar e uma temperatura média de 27 graus Celsius. Com esse ar rarefeito, um Boeing 737 só poderia decolar durante a noite ou ficar livre da carga e do combustível. A não ser que fique com o mínimo de combustível e faça sua decolagem em um aeroporto próximo, como o de Petrolina, no estado de Pernambuco.
A Aeroporto Internacional de São Raimundo Nonato vai custar R$ 18,5 milhões, sendo que R$ 13 milhões e faltam R$ 5,5 milhões.
fonte: www.meionorte.com
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