A passarela sobre o rio Poti, ligando as Avenidas Marechal Castelo Branco, na zona Sul de Teresina, e Raul Lopes, na zona Leste, já teve seu projeto arquitetônico aprovado pelo governador Wilson Martins. O arquiteto João Alberto Monteiro, assessor de Wilson Martins lotado na Secretaria Estadual de Planejamento, disse que a ideia da construção da passarela foi do governador para promover a aproximação entre as zonas central e leste de Teresina para pedestres e ciclistas.
Segundo ele, a passarela vai ser construída nas proximidades da Curva do Cefap (Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças) da Polícia Militar (PM), na Avenida Marechal Castelo Branco, no bairro Ilhotas, na zona Sul, para a Avenida Raul Lopes, no Bairro dos Noivos, na zona Leste.
João Alberto Monteiro disse que a passarela terá 120 metros de vão livre sobre o rio Poti, sem incomodar o meio ambiente a Floresta Fóssil, já que não tem nenhum apoio dentro d´águas.
“O desenho da passarela é bastante inspirado, digamos assim, nas águas. Não se contrapõe, de forma alguma, a outras pontes de Teresina. É uma ponte exclusivamente voltada para o pedestre”, declarou João Alberto.
A passarela sobre o rio Poti é uma ponte metálica com apoio de concreto. A estrutura metálica vai da calçada da Avenida Marechal Castelo Branco até a calçada da Avenida Raul Lopes, perto do Parque Potycabana.
“Será uma obra muito bonita e será feita com muita velocidade. Não é uma estrutura cara por ser dedicada exclusivamente a pedestres e não é pesada”, falou o arquiteto João Alberto.
A passarela terá seis metros de largura e belvedere (mirante), onde as pessoas poderão permanecer e ficar um um lado e do outro para as pessoas observarem Teresina e a Floresta Fóssil. “Será um ponto turístico. Foi pensado assim para ser ter uma visão noturna de Teresina. Terá uma surpresa em sua iluminação e uma nova referência para da cidade de Teresina”, falou o arquiteto.
A altura da passarela será de nove metros a partir da superfície das águas do rio Poti. Será um arco para se adequar as condições de acessibilidade.
A extensão será de 230 metros de calçada a calçada.
fonte: www.meionorte.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário