quarta-feira, 31 de julho de 2013

CVC abre 100 lojas e vendas on-line crescem 40%

Luiz Eduardo Falco, na sede da CVC, em Santo André
Luiz Eduardo Falco, na sede da CVC, em Santo André
Conhecida pelo slogan “férias é na CVC”, a maior operadora da América Latina quer ser conhecida também pela venda de feriados e finais de semana, produtos que já comercializa, especialmente no canal on-line. “A CVC é uma operada multicanal, que vende todos os seus produtos em todos os canais. Mas vamos focar nosso on-line em alguns produtos, como as viagens de fim de semana”, diz o presidente da operadora, Luiz Eduardo Falco, apontando aí uma nova oportunidade de crescimento. 

Há quatro meses no cargo, Falco aposta na estratégia de vendas multicanal. Apesar do crescimento de 40% nas vendas pelo site, a comercialização on-line da operadora ainda é de aproximadamente 10%, segundo ele. “Estamos criando mais produtos para vender em mais canais. Vamos vender férias no site, mas também finais de semana e feriados. Ao mesmo tempo, vamos abrir mais de 100 lojas neste ano”, conta. 

Para o presidente da CVC, a operadora deve induzir a demanda. “O turismo no Brasil precisa ser estimulado. Nem todos os brasileiros têm a cultura das viagens. Ele pode trocar de carro todo o ano e não viajar nas férias”, diz. “Precisamos estimulá-lo a viajar.” Para isso, a CVC aposta em estratégias como o congelamento do dólar durante julho, em promoção que termina hoje. “Apesar do tamanho da CVC, somos uma empresa extremamente veloz em nossas ações. Assim que o dólar começou a subir, no início da temporada, fomos renegociar com fornecedores para lançar a estratégia de dólar congelado, um sucesso”, garante. Segundo ele, em julho as vendas foram 10% superiores às do mesmo período do ano passado. 

Na baixa temporada, as estratégias continuam. Não com dólar congelado, mas com parcelamentos em dez vezes nas compras antecipadas. “Já temos reservas de Natal, reveillon e para o primeiro semestre de 2014”, exemplifica Falco. E ele se dedica às estratégias e às finanças da CVC, deixando para osuperintendente da operadora, Valter Patriani, a responsabilidade por produtos e vendas. “O Patriani é o melhor vendedor que conheço. Não foi fácil trazê-lo de volta para a CVC, mas é uma tranquilidade tê-lo nessa equipe.” O presidente da CVC concedeu entrevista exclusiva ao Portal PANROTAS na manhã de hoje, na sede da operadora, em Santo André. 

Obras de ampliação em Petrolina estão próximas da conclusão

 As obras do Aeroporto de Petrolina/Senador Nilo Coelho (PE) já chegam a 90% de execução, com previsão para entrega no mês de agosto. O superintendente da Regional Nordeste da Infraero, Fernando Nicácio, visitou na manhã desta terça-feira (30/7) as obras do terminal pernambucano, onde também atendeu a imprensa local para falar sobre detalhes das melhorias.

      Os investimentos da Infraero para a reforma e ampliação de Petrolina são de R$ 4,8 milhões, sendo que as intervenções ampliarão a sala de embarque de 307,7 m² para 788,3 m² e o desembarque de 235,6 m² para 777,4 m². Entre as melhorias, estão a instalação de um novo portão de embarque, uma nova esteira de recolhimento de bagagens e espaço para mais dois pontos comerciais.
Obras-Petrolina
      Além disso, foram concluídos trabalhos como a implantação de novos banheiros e um fraldário, já disponíveis para o público. Outra melhoria foi a construção de uma área para alojamento dos equipamentos de rampa utilizados no apoio às operações do aeroporto.

      “Os investimentos em Petrolina, além de trazerem conforto e facilidades para os usuários, abrem novas perspectivas de crescimento para a região no desenvolvimento do turismo e na consolidação da regionalização da aviação civil”, pontuou Nicácio.

Azul anuncia facilidade no pagamento de passagens

A Azul anunciou que permitirá condições facilitadas de pagamento na compra de passagens aéreas. A partir desta quarta-feira (31/07), os clientes poderão parcelar a compra de bilhetes aéreos nos cartões de crédito em até 10 vezes sem juros. Essas condições permitem parcelas mínimas de R$ 15,00 e serão disponibilizadas até o dia 31 de agosto.

Essa forma de pagamento está disponível para compras de passagens efetuadas em qualquer ponto de venda da Azul Linhas Aéreas ou pelo site da companhia: www.voeazul.com.br.


fonte: www.mercadoeeventos.com.br

Secretários defendem abertura de malha aérea para estrangeiros

Os Secretários do Turismo de 14 estados brasileiros aprovaram um texto que pede a “abertura dos céus do país” para as companhias aéreas estrangeiras. Eles alegam que o setor é sempre o mais prejudicado com as decisões de cortes de voos das duas maiores brasileiras: Tam e Gol.

Domingos Leonelli, representante da Bahia, ex-presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes do Turismo (Fornatur) e grande entusiasta da ideia de atrair as companhias aéreas do exterior, acredita que a concorrência é a grande aliada do turismo.

O principal argumento do baiano é que os estados nordestinos, sobretudo a Bahia, acabam sempre prejudicados e usa como exemplo o voo que Salvador tinha para a Argentina. Agora é preciso uma conexão em São Paulo ou Rio de Janeiro para ir até a capital portenha. Outro pleito dos secretários é a punição para as companhias aéreas que cancelam voos indiscriminadamente.

​Evento em Buenos Aires celebra parceria da Bahiatursa com Aerolíneas

Um evento na Embaixada do Brasil em Buenos Aires (Argentina), nesta quinta-feira dia 1º, marca o sucesso da parceria da Bahiatursa com a Aerolíneas Argentinas, que iniciou as operações semanais de um voo direto de Buenos Aires para Salvador no começo deste mês. 

O evento de lançamento da parceria, organizado pelo presidente da companhia aérea, Mariano Recalde, e pelo Embaixador do Brasil em Buenos Aires, Everton Vieira Vargas, reunirá um seleto grupo de convidados, entre eles o secretário de Turismo da Bahia e diretor-presidente da Bahiatursa, Domingos Leonelli, representantes de Secretarias de Turismo do Distrito Federal, do Paraná e de Minas Gerais, autoridades argentinas e trade turístico argentino.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), a Argentina é o principal emissor de turistas para o Estado, tendo enviado em 2011, mais de 105 mil turistas para conhecerem as belezas da Bahia. Ainda segundo a pesquisa, o estado recebe cerca de 558 mil estrangeiros por ano. 

O voo das Aerolíneas Argentinas iniciou as suas operações semanais para Salvador no dia 13 de julho e chegou a Salvador com 100% de ocupação. Os voos acontecem aos sábados, a bordo do Boeing 737- 700, com 128 assentos, oito deles na executiva, saindo às 19h40 de Buenos Aires e chegando a Salvador à 00h05. O retorno acontece na madrugada de domingo, à 00h55 com chegada prevista à capital argentina às 05h45.

Além deste charter da Argentina, a Bahia tem mais 15 frequências semanais para países como Alemanha, Espanha, Portugal e Estados Unidos. São seis voos de Lisboa, cinco da TAP e um da SATA, três voos da Air Europa que ligam Madri à capital baiana, cinco da American Airlines que fazem a rota Miami/Salvador/ Miami e um da Condor, entre Frankfurt e Salvador. “Esse charter semanal abre possibilidades de se tornar um voo regular, para atender a grande expectativa do trade turístico da Bahia. 

Por enquanto, serão 10 meses com 42 voos viabilizando a vinda de 5.300 argentinos para a Bahia”, ressalta Rosana França, diretora de Relações Internacionais da Bahiatursa.


fonte: www.mercadoeeventos.com.br

BHG apresenta Hotel-Escola no RJ; previsão de 1 mil capacitados ao ano

Gérard Bourgeaiseau, diretor de Relações Institucionais Windsor, George Durante, gerente Geral do Royal Tulip Luxury e Bruno Loreto, gerente Geral do Golden Tulip Regente estiveram presentes
A BHG deu início, nesta quarta-feira (31/07), a mais uma jornada em busca de profissionais que querem se capacitar e buscar um lugar ao sol no mercado hoteleiro nacional. Desta vez, o privilegiado foi o Royal Tulip Rio de Janeiro, localizado em São Conrado, Zona Sul do Rio. Com capacitações básicas que duram 20h distribuídas em duas semanas, o treinamento já prepara o profissional para um possível alocamento no mercado de trabalho. O diretor de Vendas e Marketing, André Lameiro, comentou o potencial da rede para ensinar e aproveitar, de certo modo, a mão-de-obra qualificada. "Desde o primeiro Hotel-Escola Royal Tulip São Paulo, em 2011, que viemos abrindo oportunidades. Aqui prentedemos, primeiramente, receber pessoas da Rocinha e do Vidigal para darmos a oportunidade de emprego e termos uma ligação com a comunidade, além de convocarmos possíveis colaboradores do Rio de Janeiro em geral", frisou André.

Dentro das previsões, André Lameiro afirma poder aproveitar a mão-de-obra qualificada nos quatro hotéis Royal Tulip localizados no Rio (Royal Tulip Rio de Janeiro, Golden Tulip Regente, Golden Tulip Continental e Tulip Inn Copacabana), além da possibilidade de expandir oportunidades para outras unidades da rede. "Estaremos capacitando cerca de 1 mil pessoas ao ano e prentedemos aproveitar cerca de 50% desses profissionais, dentro das redes do Rio de Janeiro, além de unidades presentes em Angra dos Reis-RJ e Vitória-ES. Essa oportunidade abre desafios novos com vagas, não só para para camareiros(a), mas também para recepcionista, garçom, mensageiro e controladoria", o diretor completa, "apresentamos o nosso diferencial dentro das profissões que oferecemos além de todo um treinamento online."

Em meio aos bastidores, após a saída de Pieter Vader e a entrada de Eduardo Bartolomeo como novo CEO da BHG, André acredita que as estratégias entrarão em um ritmo renovado. "A saída de Pieter coloca-o na procura por novos desafios. Temos de agradece-lo por esses cinco anos de crescimento. O Bartolomeo, por sua vez, traz bastante experiência e mudança de ares com possíveis novas estratégias após esta passagem. É muito cedo ainda para adiantarmos o que está por vir", destacou o diretor de Vendas e Marketing, André Lameiro.

As inscrições no programa podem ser feita através do e-mail: gabriela.vilacqua@goldentulip.com.br

Rede Intercity Hotéis chega à região Norte

Fachada do novo empreendimento da rede gaúcha (foto divulgação)
Fachada do novo empreendimento da rede gaúcha (foto divulgação)
Intercity Hotéis estreia amanhã (quinta-feira, dia 1°) na região Norte do País, com a inauguração da 20ª unidade em Manaus. Trata-se do Intercity Premium Manaus, localizado na rua Belém, com fundos para a avenida Álvaro Botelho Maia, no bairro Adrianópolis. Há 207 apartamentos.

O prédio de 16 andares recebeu investimento de aproximadamente R$ 40 milhões, realizado pela Senso Engenharia. Com mais de 20 anos de experiência no setor, Uldenir Merlin será responsável pela gerência geral do hotel.

Com a unidade amazonense, a rede, fundada em 1999, estará presente nas cinco regiões do País. Atualmente possui 20 projetos em obras em 17 cidades diferentes. A meta da Intercity é chegar à marca de 50 hotéis administrados até 2015, aumentando a oferta de 2 mil para 8 mil apartamentos.

Hotel Ibis Barretos (SP) inicia operações

O diretor de Operações da Família Ibis para América Latina, Franck Pruvost<br/>
O diretor de Operações da Família Ibis para América Latina, Franck Pruvost
A Accor e a Construtora Souza Maria inauguraram hoje o Ibis Barretos, em Barretos, no interior de São Paulo. É o primeiro hotel de bandeira internacional da cidade, que oferece 76 apartamentos, entre os quais quatro destinados a pessoas com deficiência, é 100% não fumante, tem internet wi-fi grátis em todo o edifício e estacionamento privado pago.

O empreendimento fica na Avenida dos Maçons, 405, às margens da principal entrada da cidade, a Rodovia Faria Lima. O hotel também está próximo ao Distrito Industrial, a cinco quilômetros do centro da cidade e a oito quilômetros da rodoviária.

O Ibis Barretos é o terceiro empreendimento em conjunto da Accor com a Construtora Souza Maria, responsável pelas unidades Ibis em Jaboticabal e Sertãozinho, ambas também no interior paulista. “A parceria de um ano e meio já é sinônimo de sucesso. Até 2016 serão implantados mais seis hotéis das bandeiras Ibis e Ibis Budget (Sertãozinho, Uberaba, Catanduva, Marília, Araraquara e São José do Rio Preto)”, comemora Antônio de Souza Maria, da Construtora Santa Maria.

As reservas podem ser feitas pelo toll free 0800-703-7000.

MAIS 18 HOTÉIS
A Accor opera hoje 20 unidades das bandeiras Ibis e Ibis Budget no interior de São Paulo e tem um plano de expansão, pretendendo dobrar a operação na América Latina até 2016. “O interior do Estado é de fundamental importância nessa estratégia, por apresentar grande potencial de turismo e negócios. Além do Ibis Barretos, está prevista a inauguração de 18 unidades Ibis e Ibis Budget na região, além de um hotel da nova marca Ibis Styles”, explica o diretor de Operações da Família Ibis para América Latina, Franck Pruvost.

Bourbon abre hotel-butique em Buenos Aires

O jardim interno do hotel-butique da rede gerenciado pela rede brasileira (fotos divulgação)
O jardim interno do hotel-butique da rede gerenciado pela rede brasileira (fotos divulgação)
Amanhã (quinta-feira, dia 1º), a Bourbon Hotéis & Resorts inicia a operação da primeira unidade da marca BE – Bourbon Exclusive. Será o hotel-butique Jardin Escondido by Coppola, um exclusivo empreendimento com apenas sete apartamentos localizado em Palermo Soho, um dos bairros mais vibrantes de Buenos Aires, na Argentina.

O hotel traz nos aposentos e nos objetos decorativos um pouco da história do cineasta norte-americano Francis Ford Coppola, que viveu com sua esposa, Eleanor, no local.

Jardin Escondido tem sete apartamentos: dois na categoria luxo e cinco na superior. O nome remete à arquitetura da casa, que conta com um charmoso jardim interno. Cada suíte leva o nome de personalidades ligadas à história do empreendimento e também do cineasta, e é decorada com objetos escolhidos pelo casal. As instalações ainda reservam biblioteca, videoteca, churrasqueira e piscina. A hospedagem inclui café da manhã e café da tarde.
O jardim interno da unidade
O jardim interno da unidade
Há vários livros à disposição dos hóspedes
Há vários livros à disposição dos hóspedes
É o segundo hotel administrado pela rede brasileira no Exterior. O primeiro é Bourbon Assunção Conmebol Convention Hotel, no Paraguai.

EXCLUSIVIDADE
A bandeira BE, da Rede Bourbon, é focada na exclusividade, na experiência diferenciada de hospedagem e na personalidade. A intenção é que cada unidade proporcione uma descoberta única na hospedagem.

A intenção é que a marca BE passe a representar um estilo de vida diferenciado, mas com a tradição e a qualidade dos 50 anos de história da Rede Bourbon como pano de fundo.

Mais informações e reservas: www.bebourbon.com e tel. (11) 3337-9200.

Dino diz que case de aéreas nacionais é para Harvard

O presidente da Embratur, Flávio Dino
O presidente da Embratur, Flávio Dino
 O presidente da Embratur, Flávio Dino, em breve participação na 40ª Reunião do Conselho Nacional de Turismo, nesta quarta-feira, em Brasília, voltou a bater na tecla da competitividade do turismo brasileiro. “Todos aqui sabem que nosso principal problema não é de ação promocional e sim de competitividade, a começar pelo setor aéreo”, disse ele. “Sem essa agenda, não chegaremos aos dez milhões de turistas estrangeiros. Podem pintar o Cristo Redentor de ouro e dizer que foi Moisés que o colocou lá que o visitante vai dizer que prefere ver pela internet pois é caro (ir ao Brasil”, exemplificou ele.

Ao falar sobre a crise do setor aéreo, Dino disse ser um case para Harvard. “Como as empresas aéreas nacionais conseguiram pular de 30 milhões para 100 milhões de passageiros por ano, em uma década, com uma operação inviabilizada”, continuou, se referindo aos prejuízos nos balanços de algumas delas. “É culpa das companhias? Não sei. Mas sem avião não existe turismo”.

Para o presidente da Embratur, o modelo de regulação do setor tem de ser questionado. “Há dez anos se optou por uma regulação fraca. É preciso avaliar se funcionou. Queremos agora uma regulação fraca ou forte?”, indagou.

Ele voltou a dizer que a aviação nacional precisa de concorrência (“não há bom capitalismo sem isso”), de uma aviação regional ativa e de uma política de céus abertos com os países da América do Sul.

“Sei também que a desoneração é importante para o setor. Já decorei todos os números do setor aéreo, da taxação da querosene... Há de ter solução, vamos desvendar esse mistério. O QAV no Brasil é o mais caro do planeta? É o modo de precificação? É bom para o setor Estados cobrando ICMS diferentes?”.

Ele finalizou dizendo que sem essa agenda de competitividade, de economia do turismo, o setor não andará. “Não obstante esses entraves, a questão da mobilidade urbana, que foi um problema na JMJ, no Rio, sou otimista e o turismo já está crescendo. Vi os turistas em êxtase no Rio, querendo voltar. Mas não contemos com a mesma sorte com a Copa, pois não teremos papa”.

Flávio Dino ainda citou o problema dos turistas que iam visitar o Cristo Redentor e não tinham orientação, um dos grandes problemas em toda a cidade. “Não havia um ser humano, de qualquer órgão, para orientar sobre transporte para o Cristo. E as pessoas estavam na fila esperando um milagre. Deus proveu, ainda bem que eram todos católicos, e a van apareceu”.

American Airlines retira oferta de voos do Decolar.com

Sites das duas empresas: American Airlines anuncia retirada de conteúdo do Decolar.com
Sites das duas empresas: American Airlines anuncia retirada de conteúdo do Decolar.com
A American Airlines divulgou comunicado anunciando que retirou seus voos do site Decolar.com. Segundo informado pela companhia aérea, a decisão de remover o conteúdo do site da OTA ocorreu "após descobrir que o Decolar.com estava usando métodos de fixação de preços injustos e pouco claros", segundo diz o comunidado da AA. 

O comunicado ressalta ainda que os voos da American podem ser adquiridos em diversos sites, incluindo o próprio site da companhia, www.aa.com, entrando em contato com a central de reservas local da American Airlines, visitando os centros de venda ou por meio dos agente de viagens.

Decolar.com lamenta decisão da American Airlines

Com o anúncio por parte da American Airlines de retirada de seu conteúdo do site do Decolar.com, a agência on-line enviou comunicado esclarecendo que lamenta a decisão da American Airlines. A OTA esclarece que as negociações com seus parceiros são claras e transparentes, ressaltando que as relações entre as equipes brasileiras das duas empresas “sempre foram extremamente saudáveis e produtivas”. Abaixo, a íntegra da nota de esclarecimento do Decolar.com. 

“A Decolar.com esclarece que todos os detalhes referentes às negociações com todos os seus parceiros, incluindo a própria American Airlines, sempre foram apresentados de forma clara e transparente. A empresa lamenta que a companhia aérea tenha tomado tal decisão por não concordar com as condições apresentadas por outra operação do grupo fora do Brasil, que necessita adaptar seu modelo de negócios à legislação de seu próprio país. Ressalta ainda que a relação entre as equipes brasileiras de ambas as companhias sempre foi extremamente saudável e produtiva.

Atenciosamente,

Decolar.com

Dólar alto faz Tam anunciar demissão de funcionários

Tam anunciou hoje que irá demitir cerca de mil de seus 53 mil funcionários. A medida tem o objetivo de contornar os altos custos causados pelo aumento do dólar - e seu impacto nos gastos com combustível. As demissões ocorrerão principalmente entre os pilotos, copilotos e comissários. Confira abaixo o comunicado oficial da aérea:

Tam Linhas Aéreas informa que iniciou nesta terça-feira negociação com o Sindicato Nacional dos Aeronautas a respeito de ajuste no seu quadro de tripulantes. Esse movimento está localizado exclusivamente na tripulação (pilotos, copilotos e comissários) e não afetará as demais áreas da companhia. O ajuste será de menos de um mil postos de trabalho.

O objetivo do ajuste é garantir a sustentabilidade do negócio da empresa, que convive com alta significativa dos custos (dólar e combustível), o que a levou a reduzir a oferta, no acumulado de 2011 até agora, em 12% no mercado doméstico. Nesse processo, a empresa já publicou as principais mudanças em sua malha. 

A presente medida, portanto, visa a adequar o quadro funcional à realidade operacional já em vigor. ATam destaca que conduzirá o movimento com total respeito à legislação, à convenção coletiva e a seus tripulantes e passageiros e que mantém seu compromisso com o Brasil. Nenhum dos voos programados será afetado.

A companhia seguirá investindo sistematicamente e de maneira socialmente responsável no ganho de eficiência e na geração de valor para funcionários, investidores e clientes e para a sociedade como um todo.”

Embratur adota patrocínio para ações do setor privado

O presidente da Embratur, Flávio Dino
O presidente da Embratur, Flávio Dino
 O presidente da Embratur, Flávio Dino, durante sua intervenção na reunião do Conselho Nacional de Turismo, em Brasília, anunciou que em breve será divulgado um edital para ações da iniciativa privada que poderão ser patrocinadas pelo órgão em 2014. “Encontramos no modelo de patrocínio a forma de financiar projetos da iniciativa privada, que pode ser um evento, uma ação...”, explicou.

O patrocínio de dá via Secom, órgão do governo que analisa projetos e libera a verba, e deve ter mais rapidez que o modelo antigo de convênios, que, segundo Dino, está falido.

Ele citou dois exemplos de patrocínios que saíram este ano como teste com a Secom. Uma exposição de cinema em Nova York, que terá mais três edições, e um famtour da Latam para 80 operadores estrangeiros, que a Embratur está patrocinando uma parte.

O presidente também disse que haverá três edições do evento Goal to Brazil neste semestre (a primeira fase contou com 14 eventos), desta vez com rodadas de negócios, para que a iniciativa possa participar de eventos exclusivos do Brasil (que se somam à participação cooperada em feiras). México, Estados Unidos (costa oeste) e Holanda deverão ser os mercados visitados.

Caos áreo: voos já atrasam em Teresina (PI); Infraero se reúne para decidir greve

Aeroporto Petrônio Portela, em Teresina
Aeroporto Petrônio Portela, em Teresina
Desde a meia noite desta quarta-feira (31/07), funcionários da Infraero em todo o país promovem paralisação dos trabalhos nos aeroportos em todo o país.
Em consequência disso, a partir de meio dia, voos com destino a Teresina podem atrasar, uma vez que o serviço já está prejudicado desde cedo em aeroportos em cidades como São Paulo, Porto Alegre, Fortaleza, Recife, Maceió, entre outras, como comentam os delegados do sindicato dos trabalhadores da Infraero, Angelica Brandão e Rafael Visgueira, ao 180graus.
De acordo com o sindicato, às 14h haverá uma assembleia para que os funcionários piauienses decidam se vão aderir ao movimento nacional e quando passarão a fazer isso. "São 111 funcionários aqui em Teresina e a reunião vai decidir a posição que será tomada", afirma Rafael Visgueira.
As reivindicações dos funcionários são para que eles passem a ter plano de cargos e salários, reconhecimento das categorias no Ministério do trabalho, além de serem contra às privatizações de aeroportos como o que é discutido no caso do Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG).

Infraero tem plano de contingência para a greve nos aeroportos

A estatal Infraero afirmou que tem um plano de contingência preparado para a greve dos aeroportuários desta quarta-feira (30), informou a empresa por meio de nota.
Segundo a empresa, o plano será aplicado em caso de necessidade e "inclui o remanejamento de empregados (...) para reforçar as equipes nos horários de maior movimento de passageiros e aeronaves", diz a nota da Infraero.
A greve foi aprovada no dia 18 de julho pelo Sina (Sindicato Nacional dos Aeroportuários) e pode atingir 63 aeroportos administrados pela Infraero. Os aeroportos de Brasília, Guarulhos (SP) e Viracopos (SP) não devem ser afetados, pois são administrados pela iniciativa privada.
A categoria reivindica, entre outros pontos, aumento salarial real de 9,5% e melhorias em benefícios como o auxílio-creche.
fonte: www.r7.com

TAM demitirá até mil funcionários para contornar alta de custos

A TAM pretende demitir até mil empregados como tentativa para contornar as pressões de custos provocadas pela alta do dólar e do combustível.

O anúncio foi feito após a reunião da empresa com o Sindicato Nacional dos Aeronautas nesta terça-feira (30).

O ajuste ocorrerá sobretudo na tripulação (pilotos, copilotos e comissários). A empresa tem hoje 29.500 funcionários.

Em comunicado, a companhia explica que o ajuste é consequência da redução da oferta de voos em 12% para fazer frente ao impacto dos custos. A mudança, diz, vai adequar o quadro de funcionários à já reduzida operação em vigor e não afetará os voos programados.
Renato S. Cerqueira/Futura Press/Folhapress
Funcionários da TAM protestam no aeroporto de Congonhas (SP) contra demissões na companhia
Funcionários da TAM protestam no aeroporto de Congonhas (SP) contra demissões na companhia
Depois de uma década de forte expansão, o setor aéreo passa por dificuldades, já que a demanda não cresce na mesma velocidade que a de anos anteriores. Além disso, devido aos custos em moeda estrangeira, as companhias áreas foram fortemente impactadas pela recente alta do câmbio.

Uma solução buscada pelas aéreas foi reduzir a oferta, com o intuito de aumentar a taxa de ocupação (proporção de assentos com passageiros) dos voos e reduzir os prejuízos que, em 2012, foi de R$ 1,2 bilhão, crescimento de 272% em relação ao ano anterior.

PROTESTO

Cerca de 300 tripulantes da Tam, segundo o Sindicato Nacional dos Aeronautas, fizeram protesto no aeroporto de Congonhas cerca de 15h30 contra as demissões da empresa e pedindo medidas do governo para o setor.

Em reunião com o Sindicato Nacional dos Aeronautas, a empresa se comprometeu com um plano para reduzir o impacto das demissões, segundo o presidente Marcelo Ceriotti.
O mais provável é que seja organizado um programa de demissão voluntária.
.
Ceriotti acredita que quem for demitido não conseguirá outra colocação no mercado brasileiro, já que o setor aéreo do país se encontra em retração.

"É uma mão de obra muito qualificada que não consegue encontrar emprego no mercado nacional", afirma. Segundo ele, o sindicato está em contato com empresas estrangeiras para mediar processo seletivos em outros países.

Funcionários de aeroportos prometem entrar em greve nesta quarta-feira

Os funcionários da Infraero, estatal que administra aeroportos, entram em greve por reajuste salarial e benefícios a partir da 0h desta quarta-feira (31).

A paralisação deve afetar 63 aeroportos administrados pela empresa, entre os quais Congonhas, em São Paulo, e Galeão, no Rio.

A categoria pede reajuste de 16% -- aumento real de 9,5% -- e cobra a manutenção das atuais condições do plano de saúde, entre outras coisas.

Segundo o Sina (Sindicato Nacional dos Aeroportuários), a proposta da Infraero prevê reposição da inflação pelo IPCA e mudança em benefícios como o convênio médico, com maior participação dos funcionários.

Fazem parte da categoria funcionários ligados à operação de voos -de navegação aérea ao pátio de manobras-- além de empregados de suporte, como os da manutenção das esteiras e da segurança. Ao todo, 13.600 trabalhadores compõem a categoria.

A Infraero afirmou, em nota, que ainda negocia o acordo coletivo com o sindicato e informou ter um plano de contingenciamento para manter serviços essenciais caso seja preciso. O plano, diz, inclui o remanejamento de funcionários tanto do quadro administrativo quanto de operações.

A empresa nega que esteja planejando a redução de benefícios.

"O sindicato teve a paciência de aguardar passar Copa das Confederações e Jornada Mundial da Juventude e a diretoria da empresa não teve a menor responsabilidade conosco", afirma o diretor do Sina em Congonhas, Severino Macedo.

O sindicato marcou uma assembleia para as 15h de amanhã para discutir as propostas com os trabalhadores.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Feirão de passagens para os Estados Unidos: ofertas saindo de todo o Brasil por R$ 1.128 ida e volta!

Ótimo momento para quem está procurando passagens aéreas promocionais para os Estados Unidos! As companhias aéreas American Airlines e TAM, que recentemente fecharam uma parceria de voos, estão oferecendo passagens saindo de todo o Brasil por preço único de R$ 1.128 ida e volta!
Este preço fantástico vale para passagens para as cidades de Atlanta, Salt Lake City, Detroit ou Minneapolis. A partir delas, é possível seguir viagem para outros destinos de carro ou com voos domésticos nos EUA, que costumam ser bem baratos. Há ainda ofertas com valores interessantes para outros destinos, como Miami e Nova York, mas não com esse preço. 
Postamos essa promoção para as quatro cidades americanas na semana passada com grande sucesso, tanto que as datas logo se esgotaram, mas hoje encontramos maus passagens promocionais. Não sabemos até quando estarão disponíveis, por isso é melhor não deixar para depois.
Para evitar aquela enxurrada de perguntas iguais, quem comprar essas passagens não pode descer na cidade de conexão! Caso tente fazer isso, o restante da viagem poderá ser cancelado e o passageiro terá grandes problemas; O que é possível é entrar em contato com a companhia aérea escolhida e verificar a possibilidade de fazer uma parada “stopover” ou mesmo de cancelar algum dos trechos. Não é comum, mas também não é impossível.
Por fim, dois lembretes de sempre: os preços não incluem as taxas de embarque e para fazer a viagem é necessário ter o visto americano – veja aqui como tirar o seu passo a passo.
Confira algumas passagens em oferta para os Estados Unidos:
Aracaju – Atlanta R$ 1128 (ida 19/08 e volta 27/08) Tam
Aracaju – Atlanta R$ 1128 (ida 19/08 e volta 28/08) Tam
Aracaju – Minneapolis R$ 1128 (ida 20/08 e volta 26/08) American
Aracaju – Minneapolis R$ 1128 (ida 19/08 e volta 28/08) Tam
Aracaju – Salt Lake City R$ 1128 (ida 09/10 e volta 16/10) Tam
Aracaju – Salt Lake City R$ 1128 (ida 09/10 e volta 17/10) Tam
Belo Horizonte – Miami R$ 1369 (ida 21/08 e volta 28/08) Copa
Belo Horizonte – Miami R$ 1369 (ida 21/08 e volta 27/08) Copa
Belém – Miami R$ 1515 (ida 21/08 e volta 28/08) American
Boa Vista – Atlanta R$ 1128 (ida 03/09 e volta 14/09) Tam
Boa Vista – Atlanta R$ 1128 (ida 20/08 e volta 28/08) Tam
Campinas – Detroit R$ 1128 (ida 08/10 e volta 17/10) Tam
Campinas – Detroit R$ 1128 (ida 08/10 e volta 15/10) Tam
Campinas – Detroit R$ 1128 (ida 09/10 e volta 15/10) Tam
Campinas – Minneapolis R$ 1128 (ida 09/10 e volta 15/10) Tam
Campo Grande – Minneapolis R$ 1128 (ida 19/08 e volta 28/08) Tam
Campo Grande – Minneapolis R$ 1128 (ida 20/08 e volta 26/08) Tam
Campo Grande – Minneapolis R$ 1128 (ida 08/10 e volta 17/10) Tam
Campo Grande – Minneapolis R$ 1128 (ida 20/08 e volta 27/08) Tam
Campo Grande – Salt Lake City R$ 1128 (ida 04/09 e volta 13/09) Tam
Curitiba – Salt Lake City R$ 1128 (ida 04/09 e volta 12/09) Tam
Curitiba – Salt Lake City R$ 1128 (ida 04/09 e volta 13/09) Tam
Florianópolis – Atlanta R$ 1128 (ida 21/08 e volta 28/08) Tam
Florianópolis – Atlanta R$ 1128 (ida 08/10 e volta 15/10) Tam
Florianópolis – Detroit R$ 1128 (ida 10/10 e volta 17/10) Tam
Florianópolis – Detroit R$ 1128 (ida 08/10 e volta 15/10) Tam
Florianópolis – Minneapolis R$ 1128 (ida 20/08 e volta 27/08) American
Florianópolis – Minneapolis R$ 1128 (ida 20/08 e volta 26/08) Tam
Foz do Iguacu – Minneapolis R$ 1128 (ida 20/08 e volta 26/08) Tam
Foz do Iguacu – Salt Lake City R$ 1128 (ida 08/10 e volta 15/10) Tam
Foz do Iguacu – Salt Lake City R$ 1128 (ida 31/10 e volta 04/11) Tam
Ilhéus – Salt Lake City R$ 1128 (ida 30/10 e volta 06/11) Tam
Ilhéus – Salt Lake City R$ 1128 (ida 30/10 e volta 04/11) Tam
Ilhéus – Salt Lake City R$ 1128 (ida 30/10 e volta 05/11) Tam
Imperatriz – Atlanta R$ 1128 (ida 09/10 e volta 17/10) Tam
Imperatriz – Atlanta R$ 1128 (ida 09/10 e volta 16/10) Tam
Ilhéus – Salt Lake City R$ 1128 (ida 30/10 e volta 06/11) Tam
Ilhéus – Salt Lake City R$ 1128 (ida 30/10 e volta 04/11) Tam
Ilhéus – Salt Lake City R$ 1128 (ida 30/10 e volta 05/11) Tam
Imperatriz – Atlanta R$ 1128 (ida 09/10 e volta 17/10) Tam
Imperatriz – Atlanta R$ 1128 (ida 09/10 e volta 16/10) Tam
Londrina – Detroit R$ 1128 (ida 30/10 e volta 04/11) Tam
Londrina – Detroit R$ 1128 (ida 08/10 e volta 15/10) Tam
Londrina – Minneapolis R$ 1128 (ida 08/10 e volta 16/10) Tam
Londrina – Minneapolis R$ 1128 (ida 08/10 e volta 15/10) Tam
Macapá – Detroit R$ 1128 (ida 20/11 e volta 24/11) Tam
Macapá – Detroit R$ 1128 (ida 20/11 e volta 26/11) Tam
Macapá – Minneapolis R$ 1128 (ida 20/11 e volta 24/11) Tam
Macapá – Minneapolis R$ 1128 (ida 30/10 e volta 05/11) Tam
Maceió – Atlanta R$ 1128 (ida 21/08 e volta 29/08) Tam
Maceió – Atlanta R$ 1128 (ida 20/08 e volta 28/08) Tam
Manaus – Miami R$ 1392 (ida 19/11 e volta 27/11) Tam
Manaus – Miami R$ 1392 (ida 20/11 e volta 27/11) Tam
Manaus – Miami R$ 1392 (ida 21/11 e volta 28/11) American
Manaus – Nova Iorque R$ 1214 (ida 10/10 e volta 17/10) Copa
Manaus – Nova Iorque R$ 1214 (ida 10/10 e volta 16/10) Copa
Porto Seguro – Salt Lake City R$ 1128 (ida 19/11 e volta 25/11) Tam
Porto Seguro – Salt Lake City R$ 1128 (ida 08/10 e volta 15/10) Tam
Porto Velho – Atlanta R$ 1128 (ida 04/09 e volta 12/09) Tam
Porto Velho – Atlanta R$ 1128 (ida 09/10 e volta 17/10) Tam
Porto Velho – Detroit R$ 1128 (ida 20/11 e volta 24/11) Tam
Porto Velho – Detroit R$ 1128 (ida 20/11 e volta 26/11) Tam
Recife – Miami R$ 1515 (ida 20/08 e volta 28/08) Tam
Recife – Miami R$ 1515 (ida 20/08 e volta 27/08) Tam
Teresina – Salt Lake City R$ 1128 (ida 30/10 e volta 05/11) Tam
Teresina – Salt Lake City R$ 1128 (ida 30/10 e volta 06/11) Tam
Teresina – Minneapolis R$ 1128 (ida 08/10 e volta 16/10) Tam
Teresina – Minneapolis R$ 1128 (ida 31/10 e volta 04/11) Tam
Teresina – Salt Lake City R$ 1128 (ida 31/10 e volta 05/11) Tam
Teresina – Salt Lake City R$ 1128 (ida 03/09 e volta 13/09) Tam
Teresina – Atlanta R$ 1128 (ida 19/08 e volta 27/08) Tam
Teresina – Atlanta R$ 1128 (ida 19/11 e volta 28/11) Tam
Teresina – Detroit R$ 1128 (ida 31/10 e volta 04/11) Tam
Teresina – Detroit R$ 1128 (ida 20/08 e volta 27/08) American

Uberlândia – Atlanta R$ 1128 (ida 03/09 e volta 14/09) Tam
Uberlândia – Atlanta R$ 1128 (ida 04/09 e volta 12/09) Tam
Confira todas as datas e trechos pesquisados no site: www.melhoresdestinos.com.br

Promoção no Ibis Vitória: diárias a R$ 89 e café da manhã grátis só para os leitores do site Melhores Destinos. Aproveite!

A rede Accor de Hotéis está com uma oferta excelente para hospedagens no hotel Ibis Budget Vitória. É possível encontrar diárias por apenas R$ 89 para até três pessoas ficarem em uma excelente localização na capital capixaba.
Mas não é só isso: por meio de uma parceria com o Melhores Destinos, a Accor está oferecendo um presente exclusivo para todos os leitores: café da manhã grátis! É uma oportunidade sensacional para quem deseja visitar Vitória ou vai à cidade a negócios! 
VOUCHER_VITORIA_v04
A promoção vale para quem fizer a reserva da tarifa WEB pelo site do Ibis Budget Vitória.e apresentar no momento do check-in o voucher especial para leitores do Melhores Destinos,que está ai em cima. Basta imprimir e apresentar na recepção, muito fácil não é?
Os Ibis Budget (antigo Formule 1)  são os hotéis de classe econômica da Accor, que oferecem os melhores preços com ótimas localizações. O Ibis Vitória está localizado na principal avenida da cidade, a reta da Penha. Fica a apenas 3 km do aeroporto internacional e a cinco minutos do Triângulo das Bermudas, onde se concentram os melhores bares e restaurantes de Vitória.
Uma das cidades do nosso Guia de Destinos, Vitória é uma capital com ritmo tranquilo de cidade do interior e preços justos. É uma das três ilhas-capitais brasileiras e oferece belas paisagens que surpreendem quem tem a oportunidade de conhecê-la. “Vix”, assim chamada por muitos nativos, tem 34 ilhas, vários bairros bacanas, parques que oferecem bons passeios e uma culinária muito apreciada por quem gosta de peixes e frutos do mar.
É impossível visitar a capital e não dar um pulinho em Vila Velha, que guarda o mais importante ponto turístico do Espírito Santo, o Convento da Penha. No nosso Guia sobre Vitória, você encontrará muito mais dicas e razões para conhecer esse pedacinho do Brasil.
Mais informações e reservas na página do Ibis Budget Vitória.