Passando por um momento de franca ascensão no mercado nacional de aviação civil, a Avianca vem concentrando esforços para ampliar sua operações nos destinos onde já atua, principalmente no Nordeste. Conforme o vice-presidente comercial e de marketing da empresa, Tarcísio Gargioni, nos últimos dois anos a companhia aérea triplicou o número de voos na região. O grupo Sinergy, que controla a Avianca, aliás, fez um pedido de financiamento para a Caixa Econômica Federal no valor de R$ 1 bilhão para tentar adquirir a portuguesa TAP, o que mostra as ambições da companhia para o futuro.
Tarcísio Gargioni, vice-presidente da Avianca, preferiu não comentar interesse na TAP Foto: Divulgação
"2012 foi um ano excelente para nós, que conseguimos crescer 84% em faturamento e demanda. Para 2013, a expectativa é que a empresa consiga alta de mais 30%", afirma Gargioni.
Sobre a participação do Nordeste no faturamento da companhia, o vice-presidente da Avianca destaca que duas cidades da região estão entre as mais importantes para a operação, o que inclui a Capital cearense. "Salvador é o terceiro destino mais importante para nós e Fortaleza é o quinto. Para se ter uma ideia, somente o Ceará é responsável por quase 10% de nosso faturamento nacional, o que mostra o quanto o mercado nordestino é movimentado", comenta.
Novos voos em Fortaleza
Buscando ampliar sua atuação em Fortaleza, a Avianca começou a operar na última segunda-feira (1º) dois novos voos no Aeroporto Internacional Pinto Martins. Um deles tem como percurso São Paulo/Fortaleza, partindo às 6h15 da capital paulista.
"Trata-se de um complemento, já que fazíamos o percurso Fortaleza/São Paulo, mas não tínhamos um voo direto com o caminho inverso. Como surgiu uma oportunidade em Guarulhos, decidimos completar esse ciclo", explica Tarcísio Gargioni.
A outra operação que a Avianca passou a realizar na última segunda-feira foi um voo direto de Brasília para Fortaleza. Antes disso, só era possível fazer esse percurso pela companhia com uma escala no aeroporto de Juazeiro de Norte. "Os dois voos inaugurais estavam completamente lotados e o índice de ocupação destes percursos mantém a média de 80%. É um resultado fantástico", diz Gargioni,
Conforme a Avianca, não houve um investimento específico para que a empresa pudesse concretizar esses novos voos em Fortaleza. Segundo a companhia, o capital destinado às operações faz parte do plano feito em 2010 que prevê R$ 2,7 bilhões em investimentos até 2015.
Negociação com Embraer
O vice-presidente comercial e de marketing da Avianca confirmou também à reportagem que a empresa está em negociações iniciais com a Embraer para substituir 15 de seus aviões por modelos da fabricante.
"Temos interesse em substitui nossos A318 (da Airbus) entre os anos de 2018 e 2020. A ideia é utilizar um novo modelo que a Embraer ainda está desenvolvendo, mas não fechamos nada com eles", revela Gargioni.
O Airbus A318 é um modelo considerado pequeno e, no caso da Avianca, possui 120 lugares. A aeronave opera no Aeroporto Pinto Martins, fazendo a rota Fortaleza/São Paulo.
Disputa pela TAP
De acordo com informações da Folha de São Paulo, a Avianca fez por duas vezes o pedido de financiamento à Caixa para tentar adquirir a TAP. No mais recente, há cerca de dois meses, chegou a ser apresentado ao conselho da Caixa, mas foi negado porque o banco não quis se expor aos riscos do setor de aviação, que está endividado e com prejuízos bilionários constantes.
O dono da Sinergy, German Efromovich, chegou a confirmar o pedido de financiamento à Caixa, mas não quis comentar sua nova proposta pela TAP. O executivo disputa a empresa portuguesa com David Neeleman, dono da Azul, que lidera um fundo de investimento que terá o BNDES como sócio para tentar comprar a TAP e a JetBlue por US$ 3,2 bilhões.
ÁQUILA LEITEREPÓRTER
Tarcísio Gargioni, vice-presidente da Avianca, preferiu não comentar interesse na TAP Foto: Divulgação
"2012 foi um ano excelente para nós, que conseguimos crescer 84% em faturamento e demanda. Para 2013, a expectativa é que a empresa consiga alta de mais 30%", afirma Gargioni.
Sobre a participação do Nordeste no faturamento da companhia, o vice-presidente da Avianca destaca que duas cidades da região estão entre as mais importantes para a operação, o que inclui a Capital cearense. "Salvador é o terceiro destino mais importante para nós e Fortaleza é o quinto. Para se ter uma ideia, somente o Ceará é responsável por quase 10% de nosso faturamento nacional, o que mostra o quanto o mercado nordestino é movimentado", comenta.
Novos voos em Fortaleza
Buscando ampliar sua atuação em Fortaleza, a Avianca começou a operar na última segunda-feira (1º) dois novos voos no Aeroporto Internacional Pinto Martins. Um deles tem como percurso São Paulo/Fortaleza, partindo às 6h15 da capital paulista.
"Trata-se de um complemento, já que fazíamos o percurso Fortaleza/São Paulo, mas não tínhamos um voo direto com o caminho inverso. Como surgiu uma oportunidade em Guarulhos, decidimos completar esse ciclo", explica Tarcísio Gargioni.
A outra operação que a Avianca passou a realizar na última segunda-feira foi um voo direto de Brasília para Fortaleza. Antes disso, só era possível fazer esse percurso pela companhia com uma escala no aeroporto de Juazeiro de Norte. "Os dois voos inaugurais estavam completamente lotados e o índice de ocupação destes percursos mantém a média de 80%. É um resultado fantástico", diz Gargioni,
Conforme a Avianca, não houve um investimento específico para que a empresa pudesse concretizar esses novos voos em Fortaleza. Segundo a companhia, o capital destinado às operações faz parte do plano feito em 2010 que prevê R$ 2,7 bilhões em investimentos até 2015.
Negociação com Embraer
O vice-presidente comercial e de marketing da Avianca confirmou também à reportagem que a empresa está em negociações iniciais com a Embraer para substituir 15 de seus aviões por modelos da fabricante.
"Temos interesse em substitui nossos A318 (da Airbus) entre os anos de 2018 e 2020. A ideia é utilizar um novo modelo que a Embraer ainda está desenvolvendo, mas não fechamos nada com eles", revela Gargioni.
O Airbus A318 é um modelo considerado pequeno e, no caso da Avianca, possui 120 lugares. A aeronave opera no Aeroporto Pinto Martins, fazendo a rota Fortaleza/São Paulo.
Disputa pela TAP
De acordo com informações da Folha de São Paulo, a Avianca fez por duas vezes o pedido de financiamento à Caixa para tentar adquirir a TAP. No mais recente, há cerca de dois meses, chegou a ser apresentado ao conselho da Caixa, mas foi negado porque o banco não quis se expor aos riscos do setor de aviação, que está endividado e com prejuízos bilionários constantes.
O dono da Sinergy, German Efromovich, chegou a confirmar o pedido de financiamento à Caixa, mas não quis comentar sua nova proposta pela TAP. O executivo disputa a empresa portuguesa com David Neeleman, dono da Azul, que lidera um fundo de investimento que terá o BNDES como sócio para tentar comprar a TAP e a JetBlue por US$ 3,2 bilhões.
ÁQUILA LEITEREPÓRTER
fonte: www.diariodonordeste.com.br
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