sábado, 20 de julho de 2013

Turismo Religioso abre Festival com investimento de R$ 10 mi e 19 estados

Orlando de Souza, da SPTuris, Jaqueline Alves da Paratur e equipe com autoridades
Com expectativa de 50 mil visitantes por dia, até a próxima sexta feira (26), teve início hoje no Riocentro o Festival do Turismo Religioso, que reúne cerca de 200 expositores e participação de 19 estados. O evento tem o apoio do Ministério do Turismo e CNBB tendo recebido investimentos na ordem de R$ 10 milhões. No último dia, o centro de convenções localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro, irá receber a visita ilustre do Papa Francisco, que deve fazer uma mega procissão pelos pavilhões. O secretário geral da CNBB, Leonardo Steiner, logo pela manhã deu por aberto o evento que os organizadores chamam de ExpoCatólica: "Acredito que todo esse evento que inclui, não só a vinda do Papa, mas a comoção de diversos estados e com isso nos trás três objetivos: trazer aos que visitam a experiência da fé, mostrar o que o Brasil tem para mostrar em termos de religiosidade e a diversidade dos elementos religiosos dos diferentes estados juntos em um só local", destacou.

Na solenidade de abertura o secretário em exercício de Políticas Nacional de Turismo do MTur, Sandro Fernandes, lembrou que este segmento no país mobiliza 1,2 milhão de turistas. "Sabemos que no país existem pelo menos 15 milhões de brasileiros que têm interesse neste segmento e a decisão do MTur de apoiar a realização do Festival se deve a importância que o mesmo representa entre as diversas áreas do Turismo", adiantou.

Já Marco Lomanto, diretor de Produtos e Destinos da Embratur, afirmou que o legado da JMJ já começa a deixar resultados. "Com a vinda dos turistas estrangeiros e os megaeventos que trazem consigo investimentos em infraestrutura, estamos nos consolidando como um destino de excelência", afirmou ele. O evento tem a participação de estados como Pernambuco, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Pará, Minas Gerais,Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Sergipe e que aproveitam a grande presença do público para divulgar seus roteiros de fé e religiosidade. Na sexta feira o Pará promove uma mini procissão no próprio Riocentro com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré retratando a imagem do Círio.

O Festival do Turismo Religioso funciona até sexta feira diariamente entre 11h e 20h. O evento tem também como expositores destinos internacionais como Israel, Caminho de Santiago, México, além de operadoras e agências especializadas em roteiros religiosos. Entre as principais atrações do evento estão o músico Márcio Pacheco e o Padre Fábio de Melo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário