domingo, 6 de outubro de 2013

Litoral do Piauí: 'ORLA DE ATALAIA está jogada às baratas', diz comerciante

Depois que a prefeitura de Luis Correia assumiu a responsabilidade sobre a Orla de Atalaia, no que diz respeito à limpeza, coleta de areia e iluminação pública, a situação só piorou. Quem diz são os próprios donos de restaurantes e bares que veem um turismo aumentar mesmo na baixa temporada, mas reconhecem que o lugar é de envergonhar qualquer um. Se de dia o lugar impressiona negativamente pela sujeira, à noite o problema é uma questão de segurança, com a falta de policiamento e de iluminação.
Com mais de 40 anos de praia, o comerciante Medeiros La Rond, que prefere ser chamado pelo nome de seu restaurante, é um dos poucos que se arriscam a abrir o estabelecimento à noite, e mesmo assim, prefere fechar antes de 20h, para tentar driblar a insegurança. 
"Está tudo de péssima qualidade. Sou um homem que gosta de exigir o melhor, e quem vem de fora também exige isso. Aqui sempre recebemos reclamação de quem chega. Quando falam com a gente, perguntam se a cidade não tem prefeito", disse em entrevista ao 180graus. Medeiros afirma que o público da praia de Atalaia mudou, e cada dia mais a classe média procura o lugar como ponto de lazer, mesmo na época da chamada baixa temporada. 
Medeiros La Rond diz que turistas perguntam se a cidade não tem prefeitoMedeiros La Rond diz que turistas perguntam se a cidade não tem prefeito
Ele conta que como sempre há procura, mesmo que pouca, mantém o restaurante aberto à noite, mas admite que os riscos são grandes. "Tenho medo de um bandido entrar como cliente e depois anunciar o assalto. Não dá para confiar. A polícia até que passa muito aqui durante o final de semana, mas depois, diminui, quase some", explica o comerciante.
À noite, iluminação na praia é feita pelos poucos restaurantes que ficam abertosÀ noite, iluminação na praia é feita pelos poucos restaurantes que ficam abertos
À noite, o risco maior está na escuridão que toma conta da Orla. Nem os postes do canteiro central, nem mesmo os refletores que iluminam o mar, são ligados. "O nosso problema, que colocamos em primeiro lugar a ser resolvido, é a iluminação. Pago todos os meses, cinquenta reais de iluminação pública, por um serviço que nem estamos recebendo. Aqui em Luis Correia, é só um colocando a culpa no outro. É a prefeitura que culpa o governo, que culpa a Eletrobras, ninguém assume nem resolve nada", desabafa.
À medida que vai escurecendo turistas e comerciantes começam a deixar a praiaÀ medida que vai escurecendo turistas e comerciantes começam a deixar a praia
E se de noite não dá jeito, durante o dia, a "coisa" fica mais evidente. Uma frase de Medeiros La Rond resume bem a situação: "A Atalaia está jogada às baratas". 
Antes, a Orla de Atalaia era administrada diretamente pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo. Contudo, a demora na resolutividade das demandas solicitadas vinha deixando os comerciantes insatisfeitos. Então, após uma reunião entre os permissionários, Setur e a prefeita Adriane Prado, ocorrida em junho, ficou acordado que a prefeitura de Luis Correia ficaria responsável pela parte de coleta de lixo, recolhimento da areia e iluminação pública. "Mas depois que a prefeita se comprometeu, nada andou. Antes tínhamos as caçambas para recolher areia pelo menos duas vezes no dia, hoje perdemos a conta da última vez que passou", diz Medeiros. 
Entulhos de areia e lixo ficam espalhados até pelo meio da pista da orla, já que não há coletaEntulhos de areia e lixo ficam espalhados até pelo meio da pista da orla, já que não há coleta
Nesta semana, uma reunião entre os permissionários de quiosques em Atalaia, os vereadores e a prefeitura, deverá debater sobre os problemas de Atalaia, que não são poucos e precisam de uma solução. 
Água dos banheiros e lixo jogado no chão se misturam com a areia, deixando uma cena desagradável aos olhos e ao olfatoÁgua dos banheiros e lixo jogado no chão se misturam com a areia, deixando uma cena desagradável aos olhos e ao olfato
DSCN9427.JPG
DSCN9432.JPG
DSCN9433.JPG
DSCN9436.JPG
DSCN9438.JPG
DSCN9445.JPG

Nenhum comentário:

Postar um comentário