domingo, 2 de março de 2014

Orla de Atalaia, em Luis Correia-PI, já está entregue ao abandono

Os piauienses tiveram que esperar pelo menos quatro anos pela conclusão da obra de urbanização e revitalização da orla de Atalaia, em Luís Correia, no valor de R$ 15 milhões. Ela foi iniciada no Governo Wellington Dias e concluída no Governo Wilson Martins. Uma série de erros no projeto levou o Ministério Público a pedir judicialmente a sua suspensão.
luis3.jpg
Em inspeção no local, o Conselho Regional de Engenharia (Crea) constatou que o material usado na obra era de qualidade inferior. Porém, depois de muitas idas e vindas, finalmente a Orla foi inaugurada em abril de 2011 como o mais novo cartão-postal do Piauí. Menos de três anos depois, no entanto, ela já enfrenta avançado processo de deterioração e abandono.
luis4.jpg
A urbanização da área, numa extensão de 1.800 metros, foi inaugurada com 14 barracões, 28 restaurantes e dois quiosques de apoio para o Corpo de Bombeiros e Polícia Militar e atendimento ao turista, além de pavimentação reforçada das avenidas de acesso, banheiros públicos, posto de saúde, calçadão e estacionamento para 600 carros.
atalaia.jpg
Atalaia, a praia mais frequentada do litoral do Piauí, recebeu também iluminação noturna especial. No total, foram, instalados 18 postes de fibra, resistentes à maresia, e 22 refletores, cada um com 2 mil watts. Mas toda essa beleza ficou para trás. A praia está suja, no escuro e com os equipamentos se desgastando e se acabando.
Em vários pontos, a areia invade o calçadão e chega a cobrir os bancos de concreto construídos ao longo dele. Os banheiros ficam fechados, mesmo nos finais de semana. Alguns servem de depósito para guardar as cadeiras de plástico dos barraqueiros. O posto de saúde também fica permanentemente no cadeado.
luis6.jpg
O Governo do Estado e a Prefeitura de Luís Correia abandonaram completamente a orla. Se não são feitos com regularidade nem os serviços de limpeza e conservação, imagine os de Vigilância Sanitária. Poucos são os banheiros das barracas em condições de uso.
Em Teresina, o governo gasta meio milhão de reais por mês para manter limpa e em bom funcionamento a Nova Potycabana, permanentemente sob vigilância. Em Atalaia, onde o investimento foi maior, não existe uma só pessoa cuidando da orla.
luis1.jpg
luis2.jpg
luis5.jpg
Se, em suas andanças pelo litoral, o governador visitasse Atalaia, ela seguramente não estaria na situação em que se encontra.Ele não deixaria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário