O gigante chegou. A partir desta semana o Brasil tem seu primeiro voo com uma aeronave classe F, que reúne os maiores aviôes do mundo. Trata-se do novo Boeing 747-8, que a partir de agora será usado pela Lufthansa na rota de São Paulo a Frankfurt. Com capacidade para 386 passageiros, ele é o segundo maior avião do mundo, e precisou de uma autorização especial da Anac para poder pousar em Guarulhos, com medidas adicionais de segurança.
A convite da Lufthansa e da Boeing, o Melhores Destinos acompanhou a chegada do 747-8 a Guarulhos e teve a oportunidade de conhecer o interior do avião. Neste post vamos apresentar a vocês um pouco do que o super jumbo oferece aos seus passageiros, na econômica, business e primeira classe. E ai, vamos embarcar?
O 747-8 é a mais nova aeronave de alta capacidade da Boeing e é a segunda maior aeronave de passageiros do mundo, atrás apenas do Airbus A380. Aliás, os dois são os únicos aviões da classe F, sendo que o aeroporto de Guarulhos ainda não conseguiu autorização para receber o gigante da Airbus em voos regulares – Emirates e Air France estão interessadas.
O 747-8 da Lufthansa tem capacidade para 386 passageiros, sendo oito na First Class, 80 na Business e 298 na classe econômica. Para efeito de comparação, o 747-400 tem capacidade para 352. Os 34 assentos adicionais são 14 na classe executiva e o restante na classe econômica. O 747-8 é o jato mais longo do mundo, com 76,3 metros de comprimento (quase 6 metros a mais que o anterior).
Além das dimensões, o novo jato traz inovações aerodinâmicas e nos materias de construção que proporcionam economia de até 40% de combustível e redução de 15% na emissão de CO2 e até 30% no nível de ruído. “Me disseram que quando ele pousou aqui em Guarulhos muita gente nem percebeu, de tão silencioso que ele é. Acho que exageraram”, brincou a presidente da Boeing Brasil, Donna Hrinak, durante a apresentação.
Primeira Classe
Nossa visita tem início na First Class, que comporta confortavelmente oito passageiros. De início chama a atenção o formato da classe, que tem um afunilamento devido à posição próxima ao bico da aeronave. Isso é possível porque a cabine dos pilotos, que geralmente ocupa essa região, fica no segundo andar do 747-8.
Os assentos da Primeira Classe reclinam totalmente e se transformam em camas de 2,07 metros de comprimento e 80 centímetros de largura. As poltronas oferecem a possibilidade de subir ou baixar divisórias para os passageiros ao lado, permitindo que passageiros que voam sozinhos ou acompanhados ajustem sua viagem.
Um detalhe interessante é que toda a classe é ornamentada com rosas vermelhas, que são um símbolo da First Class da Lufthansa.
Mais imagens da Primeira Classe do Boeing 747-8:
Prosseguimos a visita subindo a escada que leva ao deck superior do avião, onde está a Business Class. Na verdade são duas classes executivas: uma atrás da primeira classe no piso inferior, à esquerda da entrada da aeronave, e a maior, que fica no piso superior.
O 747-8 traz a nova Business Class da Lufthansa, considerada pela empresa a grande novidade da aeronave. Os assentos, assim como os da primeira classe, se transformam em camas totalmente horizontais, com 1,98 metro de comprimento.
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Não percebemos diferenças significativas entre as classes business superior e inferior, tanto na configuração quanto nos assentos e nos ambientes. De uma forma geral, as classas são amplas e com decoração discreta e elegante.
Mais imagens da Business Class
Classe econômica
Por fim, chegamos à classe econômica, de volta ao piso inferior. Pudemos notar uma semelhança entre a economy do 747-8 e do 787 Dreamliner, apesar das diferenças grandes entre os padrões da Lufthansa e da Ethiopian, companhias que operam os modelos que visitamos.
Segundo a Boeing, isso é proposital, já que muitos conceitos do 787 foram usados no desenvolvimento do novo jumbo – o “8″ do 747-8, aliás, seria uma referência a isso. Os bagageiros de grande dimensões, com sistema de fácil abertura e fechamento, são um dos tópicos comuns às duas aeronaves.
A classe econômica é bem decorada, com predominância do cinza e azul, com detalhes em amarelo, cores da Lufthansa. As poltronas não são exatamente confortáveis, mas podemos dizer que estão acima do padrão das econômicas de outras companhias intercontinentais.
Cada assento possui tela individual no enconto frontal, com comandos acessíveis pela tela ou por um controle fixo no braço da poltrona. A configuração é 3-4-3 na maior parte da cabine, mas há fileiras com apenas duas poltronas laterais no final da aeronave.
Mais fotos da classe econômica:
De uma forma geral, o novo jato da Lufthansa parece bastante agradável, dentro da proposta de cada classe. A decoração dos ambientes é moderna e traz alguns elementos do 787, especialmente nos bagageiros e no teto, mas não traz algumas inovações, como as grandes janelas do irmão menor. Enfim, parece que, apesar do tamanho, o gigante é bem gentil com os passageiros que com ele cruzam os oceanos.
Boeing 747-8 facts – algumas curiosidades sobre o super jumbo
- A capacidade elétrica do 747-8 pode fornecer energia para 480 mil TVs de 32 polegadas
- O 747-8 alcança 920 km/h, o que permite atravessar três campos de futebol padrão Fifa por segundo
- A Altura da cauda é de 19,5 metros, o que equivale a um prédio de seis andares
- O 747-8 é a aeronave comercial mais longa do mundo, com 76,3 metros
- A envergadura das asas do 747-8, de 68,4 metros, equivale a dois 737 emendados
- Cada um dos quatro motores do 747-8 tem o mesmo empuxo de decolagem que os oito motores do bombardeiro B-52 original juntos
- O 747-8 é capaz de transportar 238,6 mil litos de combustível, o que lhe permite cumprir rotas extremanete longas, como de Los Angeles a Melbourne. Seu alcance é superior a 14, 4 mil km.
- Apenas o convés superior do 747-8 tem a mesma área que um 737-700
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