Lançado em março, o Relatório trata do alcance, do impacto e das oportunidades do mercado de eventos para os destinos turísticos. Também inclui relatos de sucesso de cidades que apostaram nos eventos, como Viena, Barcelona, Lisboa e Bogotá. O estudo ainda sustenta que o segmento reduz a sazonalidade do turismo, contribui para o desenvolvimento dos destinos, difunde o conhecimento e estimula a inovação e a criatividade.
"O relatório mostra que a colaboração e as associações público-privadas são fundamentais para explorar esse mercado valioso e aproveitar seus inúmeros benefícios”, diz o secretário geral da OMT, Taleb Rifai. De acordo com um estudo do Ministério do Turismo, os turistas de negócios representam uma parcela significativa (25,6%) dos estrangeiros que visitam o país. Seu gasto médio diário, de US$ 127, é quase duas vezes maior que o de turistas de lazer. São Paulo é o principal destino de turismo de negócios do país, segundo o Estudo da Demanda Turística Internacional, publicado em 2013. A capital paulista recebeu 48,3% dos estrangeiros que vieram ao Brasil a negócios. O Rio de Janeiro, com 23,9%, aparece como o segundo destino de negócios do País, seguido por Curitiba (4,4%) e Porto Alegre (4,1%). “É um mercado importante para a economia, com potencial de gerar desenvolvimento e compensar a sazonalidade”, diz o ministro do Turismo, Vinicius Lages.
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