Diz o ditado que o bom mineiro jamais perde o trem e a avaliação de hoje foi escrita por um leitor nascido no estado. Natural de Ipatinga,Cleidison Rezende já usou o Trem da Vale que liga Vitória a Belo Horizonte inúmeras vezes e foi conferir as mudanças com o novo trem, que estreou em agosto, no trecho do Esípírito Santo à sua cidade natal. Confira como foi sua experiência e as novidades no novo trem da Estrada de Ferro Vitória Minas nessa avaliação exclusiva para o site Melhores Destinos !
Assim que a Vale noticiou o investimento para melhorias nos vagões de sua linha Vitória-Minas surgiu o interesse em refazer a viagem de trem. Sempre fui usuário da linha, desde o tempo da faculdade quando estudava Turismo pela UFOP (Ouro Preto) e utilizava o sempre o trecho Belo Horizonte x Ipatinga (pois sou natural desta cidade) pelos bons preços se comparado às empresas de ônibus. Agora vivendo em Vitória, aproveitando a primeira oportunidade de fazer uma visita à cidade natal, pude utilizar o novo serviço apenas por curiosidade, uma vez que a ligação entre Vitória e Ipatinga também pode ser feita por ônibus e avião.
Compra
O processo começou quando realizei a compra duas semanas antes de o novo trem da Vale começar a operar (05/08/2014), sendo facilmente realizada pela internet e pagamento efetuado com cartão, podendo ser dividido em até 3 vezes. Existem duas classes (econômica e executiva), sendo novidade agora que a classe econômica também possui todos os seus vagões com ar-condicionado. Viajei pela classe executiva pagando R$72 entre Vitória x Ipatinga, lembrando que os preços permanecem os mesmos do antigo trem.
O processo começou quando realizei a compra duas semanas antes de o novo trem da Vale começar a operar (05/08/2014), sendo facilmente realizada pela internet e pagamento efetuado com cartão, podendo ser dividido em até 3 vezes. Existem duas classes (econômica e executiva), sendo novidade agora que a classe econômica também possui todos os seus vagões com ar-condicionado. Viajei pela classe executiva pagando R$72 entre Vitória x Ipatinga, lembrando que os preços permanecem os mesmos do antigo trem.
Assim que é realizada a compra deve-se imprimir o voucher para retirada do bilhete definitivo. No exemplo abaixo pode-se visualizar o voucher:
Assim que cheguei à estação tive que identificar esse pequeno balcão, localizado bem ao lado da bilheteria, onde se encontra um funcionário da Vale. Esse procedimento foi realizado na Estação Pedro Nolasco (Vitória/Cariacica) e é o mesmo para a de Ipatinga, não sei se essa regra é a mesma para todas as estações, uma vez que existem muitas bem pequenas e sem grande estrutura como das cidades maiores.
Embarque
A estação Pedro Nolasco/Vitória fica localizada na cidade de Cariacica (Região da Grande Vitória) embora bem localizada e de fácil acesso. Localiza-se bem próximo ao centro e à rodoviária de Vitória, sendo essas (rodoviária e ferroviária) ligadas por uma ponte (Segunda Ponte), fácil de chegar de ônibus ou táxi. A estação Pedro Nolasco é bem organizada, limpa e também possui sala de espera. Funcionários bem ágeis e corteses no que diz respeito a qualquer dúvida do passageiro.
Viagem
A viagem é extremamente tranquila, aconteceram duas paradas de alguns minutos por falta de energia nos trilhos mas que não passaram de 15 minutos cada, comumente ocorridas no trem antigo também.
A viagem é extremamente tranquila, aconteceram duas paradas de alguns minutos por falta de energia nos trilhos mas que não passaram de 15 minutos cada, comumente ocorridas no trem antigo também.
O atendimento da empresa que faz o serviço de bordo é muito bom, passam com carrinhos cheio de produtos para vendas (com preços bem camaradas). O almoço custa R$ 12, muito bem servido. O atendente que passa nos vagões para vender os produtos passa também por volta das 11 horas perguntando o interesse no almoço e você adquire o ticket, que por volta do meio dia é trocado por um marmitex.
No geral o trem se tornou bastante sinalizado e possui agora um Guia de Bordo, com informações importantes sobre o trem, a viagem e informações de segurança.
Quanto a esse quesito, o novo trem está de parabéns, possui vagões adaptados com saídas de segurança, todas vagões com tomadas 220V, e um vagão especial para cadeirante e todos os vagões disponibilizam elevador de acesso para as cadeiras de rodas.
Entretenimento
Os vagões são extremamente modernos como pode ser observado. Bem distribuído, com painéis externos indicando a classe, e possuem coloração diferente dentre os vagões da Classe Executiva para a Turística. Possuem telas de TV em todos os vagões, embora ainda não tivesse nenhuma programação disponível, pelo menos durante essa viagem/trecho de Vitória a Ipatinga.
Incidentes
Como já mencionado o único incidente foram duas paradas obrigatórias mais ou menos de 20 minutos já no estado de Minas Gerais, que de acordo com o maquinista era por falta de energia nos trilhos.
Chegada
O desembarque ocorreu muito bem e sem nenhum percalço, apenas um pequeno atraso de 30 minutos da hora prevista na cidade de Ipatinga. A estação é muito bonita e bem conservada, fica numa localização estratégica na BR-381, próxima ao Shopping Vale do Aço e com fácil acesso para o centro da cidade e/ou outros bairros. Possui ponto de táxi fixo, sendo de maior movimento no embarque/desembarque do trem de passageiros. Também possui um ponto de ônibus (municipal e intermunicipal) logo na sua saída:
Conclusão
Essa viagem sempre foi encatadora, principalmente pelas belezas naturais avistadas em todo o seu trajeto, não só em Minas como no Espírito Santo. Agora com o novo Trem da Vale ficou imprescindível tanto para quem já conhecia o antigo trem como para quem nunca utilizou desse meio de transporte no Brasil!
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