terça-feira, 3 de agosto de 2010

Setur-RJ investe no turismo esportivo e quer transformar a cidade em Capital Mundial dos Esportes

O Rio de Janeiro será a sede de mais um evento esportivo: é o 8º Campeonato Mundial de Futebol Social, que acontece pela primeira vez no Brasil e reunirá seleções de 64 países entre 19 e 26 de setembro na Praia de Copacabana. Para o secretário de Turismo do Rio, Antônio Pedro Figueira de Mello, o evento mais uma vez confirma o potencial da cidade para os esportes. Segundo ele, a Secretaria de Turismo está trabalhando com um material promocional exclusivamente voltado para os esportes. "Tenho certeza que bateremos recorde de turistas na cidade durante o Campeonato, que acontece justamente em um período de baixa temporada. O principal, entretanto, que esses eventos podem trazer para o Rio é a divulgação da cidade no exterior, criando mais visibilidade para nós. Até 2016 vamos trabalhar bastante com esse viés desportivo", completou.

O secretário participou da coletiva de imprensa do lançamento do 8º Campeonato de Futebol Social, que tem o patrocínio da Nike e da Vodafone, e no Brasil está contando com o apoio do Ministério dos Esportes e da secretaria de Assistência Social.

O evento – A Homeless World Cup, nome original do evento em inglês, acontece anualmente desde 2003 e já passou pela Suécia, Escócia, África do Sul, Dinamarca, Austrália e Itália. Este ano acontecerá pela primeira vez em um país da América Latina, com o nome de Campeonato de Futebol Social. O Campeonato tem a participação de dezenas de seleções internacionais, todas vindas de áreas carentes e comunidades pobres. O objetivo é promover a integração e agir como transformador social dos participantes, que encontram no futebol uma nova oportunidade.

Guilherme Araújo, diretor da ONG Futebol Social afirma que mais de cem mil pessoas já foram beneficiadas pelo projeto, e que o Campeonato é uma maneira de chamar a atenção para as comunidades carentes. "É uma competição esportiva, mas tem um cunho social muito forte e muito importante. Teremos seleções este ano do Haiti e da Faixa de Gaza, por exemplo. É uma experiência única para essas pessoas", declarou Araújo.

Além do secretário de Turismo e do diretor da ONG, a coletiva de lançamento do evento contou também com a participação do presidente da Nike do Brasil, Cristian Corsi, do subsecretário de Asisstência Social do Rio, Carlos Augusto, com o jogador do Flamengo, Leo Moura, e com a jogadora Michele da Silva, que participou do Campeonato em outras edições e chegou a fazer parte da seleção feminina de Sub-20 do Brasil.

fonte:http://www.mercadoeeventos.com.br/script/FdgDestaqueTemplate.asp?pStrResolucao=1280&pStrLink=3,108,0,61758&IndSeguro=0

Ismailon Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário