Ele fez o anúncio durante reuniões com o governador Wilson Martins, no Palácio do Karnak, e com representantes do Governo da Itália e com a assessora de Assuntos Internacionais da Presidência da República, Maria Cristina, na Secretaria Estadual de Turismo.
Rômulo Mello disse que a previsão é abrir para a visitação pública o Parque Nacional Serra das Confusões no final o do segundo semestre.
Ele falou que estão sendo feitos todos os investimentos de acessibilidade ao parque como o Centro de Visitantes e lanchonetes. “Queremos abrir o parque e o visitante tenha qualidade no atendimento”, declarou.
A coordenadora do ICMBio no Piauí, Eugênia Medeiros, afirmou que o Parque Nacional Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato e Coronel José Dias, tem 15 mil visitantes por ano, que também devem visitar também o Parque Nacional Serra das Confusões.
Rômulo Mello declarou que estão sendo investidos R$ 2,4 milhões na organização do parque para sua visitação pública.
O Parque Nacional Serra das Confusões foi ampliado e hoje possui 830 mil hectares, o que o tornou o maior parque na caatinga no Brasil. “Será ampliado o plano de manejo para indicar as áreas de uso público”, falou Rômulo Mello.
Estão sendo abertos trilhas e pontos de venda de artesanato com peças baseadas na fauna e na flora do parque.
O assessor de Relações Internacionais do Governo do Piauí, Sérgio Vilela, disse que há cinco anos vem sendo trabalhada a ideia da abertura do Parque Nacional Serra das Confusões para a visitação pública.
Segundo ele, houve a ampliação do Parque Nacional Serra das Confusões de 550 mil hectares para 830 mil hectares porque incorporou parte da Serra Vermelha.
“É o maior parque de caatinga do mundo. Agora, nós precisamos que a população visite, faça turismo lá e o nosso propósito é esse. Nós temos um convênio com os italianos da região de Toscana, com a Presidência da República, com o ICMBio, o Governo do Estado e os municípios da região, o que tornou mais avançado o processo de abertura da visitação pública”, declarou Sérgio Vilela.
O governador Wilson Martins determinou a construção de sete quilômetros de estrada de acesso ao Parque Nacional Serra das Confusões.
O secretário estadual de Turismo, Sílvio Leite, afirmou que a proximidade do Parque Nacional Serra das Confusões com o Parque Nacional Serra da Capivara é um ponto positivo. “Se tiver acessibilidade, o que discutimos com o governador Wilson Martins, o visitante da Serra da Capivara vai também para a Serra das Confusões, o importante é envolver a população da região do parque para tirar proveito disso produzindo artesanato, alimentos e gerando outros negócios”, falou Sílvio Leite.
Rita Dedola, da Coordenação Italiana que vai atuar no treinamento da população local para aproveitar o turismo no Parque Nacional Serra da Capivara na melhoria de sua renda e desenvolvimento humano, diz que será dado suporte à população que mora em torno do parque.
“Vamos dar suporte ao trabalho que tem em torno do parque, aproveitando os recursos que existem no território, aproveitá-los melhor e atender melhor os turistas oferecendo artesanato e produtos típicos”, declarou Rita Dedola.
fonte: meionorte.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário