quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Coisas que o Piaui deveria copiar " Prefeitura de Fortaleza instala Escola Municipal de Turismo "


A proposta da Escola Municipal de Turismo é a de capacitar profissionalmente uma parcela da PEA (População Economicamente Ativa) de Fortaleza que necessita de qualificação, mas que não encontra espaço nem oportunidades para se preparar para o mercado de trabalho. Serão ofertados cursos profissionalizantes, técnicos, de extensão, graduação tecnológica e de pós-graduação. Os recursos virão do Prodetur e de parcerias público-privadas.

A finalidade dessa escola é transformar-se em um grande polo formador de mão-de-obra e gestão para o Turismo. A Setfor estará realizando, nos próximos meses, um levantamento da PEA que poderá ser beneficiada com este projeto, afirma a responsável técnica pela elaboração do projeto, Tereza Neuman. “Esse dado é fundamental para a elaboração da justificativa da existência da escola junto ao Ministério do Turismo”.

No momento, uma equipe técnica da Setfor está elaborando o projeto pedagógico e o estatuto de funcionamento da Escola Municipal de Turismo. Deverão ser ofertados, permanentemente pela prefeitura de Fortaleza, cursos de camareira, garçom, atendimento ao público, recepcionista, governança, idiomas, gestão (preparação de gerentes de restaurantes e hotéis), emissão de bilhetes (para atender as agências de viagem), animação turística, marketing e promoção, gastronomia dentre outros. Toda a organização e fundamentação da futura Escola Municipal de Turismo está baseada nas diretrizes curriculares nacionais para a educação profissional de nível técnico da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação do Ministério da Educação e, também, nas normas do Conselho de Educação do Ceará.

Ressalta-se que a carga horária mínima para habilitação de um técnico em Turismo e Hospitalidade é de 800 horas/aulas, segundo informa o professor Afonso Matos, um dos responsáveis pela criação do estatuto da entidade.

A expectativa da secretária de Turismo de Fortaleza, Patrícia Gomes de Aguiar, idealizadora do projeto, é ver a Escola Municipal de Turismo (ou Centro Municipal de Qualificação para o Turismo) funcionando até o segundo semestre de 2010. “O projeto vem compor uma estratégia macro de preparação da cidade para o Turismo como um todo e, em especial, para a Copa do Mundo de 2014”, afirma Patrícia Aguiar.

fonte: http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/area-academica/27398-setforescolaturismo.html

Ismailon Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário