domingo, 27 de setembro de 2009

Programa de Incentivo às RPPNs da Mata Atlântica apoia projetos sustentáveis


O RPPN (Programa de Incentivo às Reservas Particulares do Patrimônio Natural) da Mata Atlântica, coordenado pelas ONGs Conservação Internacional, Fundação SOS Mata Atlântica e The Nature Conservancy, está com inscrições abertas para seu 8° Edital de Projetos até o dia 26 de outubro (data da postagem no correio). Neste edital, o Programa de Incentivo às RPPNs inova mais uma vez ao passar a financiar projetos de elaboração de Planos de Negócios para a implementação de atividades econômicas sustentáveis em propriedades com RPPNs, como turismo sustentável, produtos da Mata Atlântica (alimentos, artesanatos, bebidas e objetos feitos à partir de recursos naturais locais), agricultura sustentável e produtos orgânicos, centros de formação e capacitação, dentre outras.

“Estamos inovando com a criação de uma nova linha de apoio, uma categoria para fomentar negócios sustentáveis envolvendo reservas privadas na Mata Atlântica”, explica Mariana Machado, coordenadora do Programa. “Fortalecendo a criação e gestão de RPPNs para promover a proteção dos recursos naturais, a conservação da biodiversidade, os serviços ambientais e o desenvolvimento sustentável local/regional, as RPPNs contribuem para valorizar os negócios sustentáveis de uma determinada região”, salienta Mariana. Terão prioridades projetos que contribuam para a consolidação de negócios inovadores e o fortalecimento institucional comunitário regional.

O objetivo do programa é contribuir para a conservação in situ da biodiversidade da Mata Atlântica, fortalecer o sistema nacional de unidades de conservação, por meio do apoio à criação e gestão de RPPNs, e fomentar atividades e negócios sustentáveis envolvendo as Reservas Particulares do Bioma. Um total de R$ 300 mil será destinado para a criação de RPPNs ou para projetos de elaboração de Planos de Negócios Sustentáveis. Proprietários de terra de toda a Mata Atlântica e ONGs podem participar do programa.

fonte: http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/brasil/27709-programairppnsmataatlanticaprojetossustentaveis.html

Ismailon Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário