quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Círio de Nossa Senhora de Nazaré a manifestação religiosa brasileira que reúne mais fiéis em um único dia.


Pará sediará, da próxima sexta-feira (9/10) até o domingo (11/10) o 217º Círio de Nossa Senhora de Nazaré, evento em homenagem à padroeira dos paraenses. A procissão deve atrair entre dois e três milhões de pessoas às ruas de Belém, tornando o Círio a manifestação religiosa brasileira que reúne mais fiéis em um único dia.

De acordo com a Companhia de Turismo do Pará o número de turistas neste período aumenta ano após ano. Nos últimos seis anos, o número dos que participam do Círio aumentou em 10%, chegando a quase 70 mil fieis ano passado. Um dos momentos mais aguardados por essa multidão é o da romaria fluvial, quando cerca de 700 barcos atravessam 10 milhas da Baía de Guajará seguindo a imagem da santa.

Outro símbolo marcante é a corda que puxa a berlinda com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré no cortejo de domingo. Em 1885, as enchentes que atingiram o mercado Ver-o-Peso, situado às margens da Baía do Guajará fizeram com que romeiros utilizassem uma corda para puxar a berlinda que conduzia a imagem. Daí em diante, a corda incorporou-se de tal forma ao Círio e poder segurá-la passou a ser uma das coisas mais desejadas pelos romeiros na procissão.

A realização é considerada o Natal dos paraenses, devido a sua relevência cultural, religiosa e econômica. Em 2004 foi oficializado como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A maior parte dos turistas que vem para o Círio é de brasileiros. Uma pesquisa feita em 2008 mostrou que a maioria vem do Maranhão (17,9%), seguido por São Paulo (15,3%), Ceará (15,3%), Rio de Janeiro (14,9%) e Amazonas (12,8%). Mas os estrangeiros também representam um número significativo. Em 2006, a presença de estrangeiros foi estimada em quase 4.500.

fonte:http://www.mercadoeeventos.com.br/script/FdgDestaqueTemplate.asp?pStrResolucao=1024&pStrLink=3,35,0,49784&IndSeguro=0

Ismailon Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário