quinta-feira, 29 de outubro de 2009

W. Dias lança Festival da Cajuína, bebe e promete divulgar a bebida


Na manhã desta quinta-feira (29/10) foi lançado oficialmente o 1° Festival da Cajuína do Piauí. O evento ocorrerá no período de 25 a 27 de novembro deste ano, no Complexo Cultural Praça Pedro II, e será realizado pela Cooperativa dos Produtores de Cajuína do Estado do Piauí (Cajuespi). “A cooperativa uniu os produtores do nosso estado, os bancos estão querendo investir mais, mas ainda não temos como produzir para abastecer fora” disse o presidente da Cooperativa Lenildo Lima.

O governador Welligton Dias falou ao 180graus sobre as expectativas para o 1° Festival da Cajuína do Piauí. “O Piauí já tem a cajuína como um patrimônio do estado, nós estamos trabalhando as condições para ampliar a produção e ter uma quantidade e qualidade de produto para ganhar o mercado. A meta é que possamos ter uma forte parceria com o Ceará e Rio Grande do Norte”. Quando questionado sobre a realização do evento já quase no final do seu mandato, ele lamentou ter tido essa ideia só agora.

"Mas vale lembrar que nós tivemos o caju trabalhados em outros momentos, no festival que fizemos nas semanas culturais em todo o estado o caju foi destaque. A idéia do festival de cajuína só foi agora. O que me encanta é que cresce dentro do estado uma valorização do que temos de mais precioso, para crescimento da economia. A tendência é ampliarmos ainda mais para outros festivais", afirmou W.Dias, que está cada vez mais perto de confirmar que sai do mandato em abril de 2010 para ser candidato a senador.

Na programação do evento serão incluídas palestras, oficinas, feira de produtos, com stands e praça de alimentação. Terá ainda shows de grandes artistas, como os humoristas João Cláudio Moreno e Wagner Ribeiro, o grupo musical Valor do PI e os cantores e compositores Lázaro do Piauí e Frank Aguiar. Haverá ainda o Concurso Garota Cajuína, tudo isso em uma área estimada de 179 mil hectares de cultivo do caju e 20 agroindústrias de beneficiamento da amêndoa da castanha de caju. "Nossa base produtiva não da conta sequer do mercado interno, ainda há muito o que ampliar, precisaríamos de 100 milhões de garrfas para abastecer uma única rede, como por exemplo, a carreful e o pão de açúcar", afirmou o diretor do SEBRAE, Ulysses Morais.

fonte: http://180graus.brasilportais.com.br/geral/w-dias-lanca-festival-da-cajuina-bebe-e-promete-divulgar-a-bebida-257263.html

Ismailon Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário