domingo, 29 de novembro de 2009

Feira Popular de Arte será retomada nesta segunda na Praça Pedro II


A Feira Popular de Arte, uma grande mostra da cultura popular piauiense está de volta. Na próxima segunda-feira (30), a Fundação Cultural do Piauí (Fundac) realizará na Praça Pedro II, a partir das 18h, o lançamento da famosa Feirinha, que irá acontecer duas vezes por mês a partir de dezembro.

Além de mostras de artesanato e culinária, o lançamento contará com uma apresentação do Balé Popular do Piauí, apresentando o espetáculo Boi Mimo de Santa Cecília, um boi espetáculo em homenagem a uma das expressões populares mais identitárias do povo piauiense, o bumba-meu-boi. Às 19h, será a vez do show do cantor e compositor Roraima, seguido do melhor do forró-pé-de-serra com o Trio Mandacaru.

A Feirinha começou a ser realizada pela Fundac durante os anos de 1980, todos os domingos, na Praça Saraiva, reunindo produtores artesanais, exposições plásticas, apresentações teatrais, musicais e das expressões tradicionais da cidade, além das barracas de bebidas e comidas típicas, criando assim um forte sentimento de valorização da cultura piauiense.

Quando resgatada em 2004, além dos componentes que já faziam parte da identidade da feira, agregou-se também, através de parcerias, a prestação de serviços de cidadania, como emissão de documentos, corte de cabelo, entre outros. E para que a Feira Popular de Arte volte a cumprir seu objetivo, que é levar aos bairros mostras de formação de arte, cultura e cidadania, a Fundac vem buscando parcerias com órgãos governamentais e associação de moradores.

A Feira Popular de Arte será realizada quinzenalmente, sendo uma semana na Praça Pedro II e outra em um bairro de Teresina, assim, além de garantir o acesso à toda a população em um ambiente central, também leva a todas as regiões da capital mostras da cultura local, como teatro, dança, música, artesanato, culinária e outros produtos típicos piauienses.

fonte:http://180graus.brasilportais.com.br/geral/feira-popular-de-arte-sera-retomada-nesta-segunda-268277.html

Ismailon Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário