
A busca pelo desenvolvimento tem levado as 22 famílias do assentamento Bela Fonte, zona rural do município de União, a criar alternativas viáveis. Uma das possibilidades é o turismo rural e a gastronomia diferenciada. Priorizando a preservação do meio ambiente, os agricultores familiares proíbem a caça e a pesca predatória e, em busca de apoio, convidaram o deputado João de Deus (PT) para visitar o local no último final de semana.
Com autorização do Ibama o assentamento possui criatórios de animais para o abate, como cutia, jacaré, paca e tatu. De acordo com o vice-presidente da associação de moradores, Genivaldo Marques, o entrave está em um projeto encaminhado ao PCPR ainda no final do ano passado.
“O assentamento Bela Fonte tem essa vocação e, por isso, estamos priorizando. Queremos preservar nossa região e, por isso, acreditamos que o melhor caminho é o turismo rural. Temos muitas belezas naturais, bons locais para pesca e com o diferencial de oferecer pratos diferenciados. Hoje, as mais de 120 pessoas têm esse objetivo, garantir a sustentabilidade do meio- ambiente em busca do nosso desenvolvimento”, afirmou durante a reunião com o parlamentar.
João de Deus informou que houve uma determinação do Governo em priorizar recursos do PCPR para a Universidade Aberta e a construção de unidades básicas de saúde. No entanto, o líder do PT na Assembleia Legislativa acredita que para 2010 outras ações serão liberadas, garantindo apoio ao pleito do assentamento Bela Fonte.
“Queremos abraçar essa causa e vamos lutar para que esse projeto seja contemplado. Sou um defensor dos assentamentos e da agricultura familiar, assim como nós do PT acreditamos na reforma agrária. Participei há alguns meses da feira promovida pelos trabalhadores rurais do assentamento Bela Fonte e fiquei impressionado com a organização. Acredito que a proposta é viável e tem tudo para ser o diferencial entre os demais assentamentos de União”, destacou.
fonte:
Ismailon Moraes
Nenhum comentário:
Postar um comentário