terça-feira, 22 de dezembro de 2009
Atrativos naturais do Jalapão (TO) terão melhor estrutura
Visando a consolidação e o aumento da competitividade do produto turístico Jalapão (TO), foi concluída a ação técnica emergencial de medição topográfica e coleta de dados para elaboração do projeto arquitetônico dos atrativos da região. A Adtur (Agência de Desenvolvimento Turístico) deu suporte e acompanhamento às atividades desenvolvidas por técnicos da Seinf (Secretaria Estadual de Infraestrutura), entre os dias 14 a 18 deste mês.
Composta por um arquiteto, um topógrafo, dois engenheiros e um turismólogo, a equipe iniciou os trabalhos visitando os atrativos de São Félix do Tocantins e Mateiros: Fervedouro e Prainha do Alecrim, Fervedouro do Ceiça, Cachoeira do Formiga, Serra do Espírito Santo, Dunas, Fazenda Triago, Cachoeira da Velha e Prainha.
O projeto inclui a construção de galpões, que funcionarão como pontos de apoio ao turista, guaritas, sanitários, lixeiras, passarelas, pontes, decks, escadas, bancos e mesas, placas de sinalização, delimitação de área de camping, entre outros pontos que consolidarão a infraestrutura turística, dando mais conforto e comodidade a quem visita o Jalapão.
O engenheiro Walter Ramos explica que serão elaborados projetos individualizados, respeitando-se as normas ambientais para cada atrativo, bem como as legislações vigentes que regulam a visitação dos que estão localizados no PEJ (Parque Estadual do Jalapão). O documento macro deve ficar pronto dentro de 45 dias, afirma.
Essa ação inicial é a base para o desenvolvimento das demais diagnosticadas durante o encontro de órgãos em Mateiros e definidas como emergenciais, no 1º Fórum Sócioambiental do Jalapão, ocorrido na sede da Adtur - em novembro.
“O interesse do Governo do Estado em estruturar e ordenar os atrativos vai gerar benefícios para as nossas comunidades”, pontua o secretário municipal de Turismo e Meio Ambiente de São Felix do Tocantins, Carlos Ribeiro.
A satisfação com início da concretização do trabalho também foi ressaltada pela gerente municipal do Ibama, Débora Rufo, na ocasião representando o secretário municipal de Turismo de Mateiros, Eduardo Paulino. “Com a melhoria da infraestrutura, o turismo no Jalapão se fortalecerá, refletindo diretamente em toda a cadeia produtiva”.
fonte:http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/estados/29988-atrativos-naturais-do-jalapao-to-terao-melhor-estrutura.html
Ismailon Moraes
Assinar:
Postar comentários (Atom)
OS 240 KM de estrada parque interligando Novo-Acordo a Mateiros ,São-Felix do Jalapão (TO) terão uma grande importãncia no turismo local.
ResponderExcluirMas por quer só agora que é aproxima do ano político que começaro a invertir no Jalapão
porque não antes.