quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Atrativos turísticos melhoram índice de competitividade de municípios do interior


Os “atrativos turísticos” são o diferencial das não capitais que integram os municípios trabalhados pelo Ministério do Turismo para adquirirem padrão internacional de qualidade. Foi neste indicador que eles receberam a maior nota (60,2) e superaram a média do Brasil e das capitais no estudo que mede a competitividade dos 65 destinos indutores do desenvolvimento regional.

A dimensão Atrativos Turísticos examinou quatro variáveis: atrativos naturais, culturais, eventos programados e realizações técnicas, científicas e artísticas. O resultado de 2009 também superou o do ano passado, quando a nota atingida pelas não capitais nesta dimensão foi 59,3, numa pontuação de 0 a 100.

Ouro Preto (MG) obteve a maior nota entre as não capitais avaliadas neste indicador e foi premiada pelo MTur no dia 8 de dezembro. “A dimensão Atrativos Turísticos é uma das mais importantes na determinação da competitividade de um destino”, destaca o Relatório Brasil 2009 do Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional, elaborado pela Fundação Getúlio Vargas por iniciativa do MTur e Sebrae Nacional.

O relatório 2009 é o segundo da série iniciada em 2007 com dados de pesquisa de campo realizada pela FGV entre abril e outubro deste ano. O primeiro levantamento foi divulgado no ano passado, com dados apurados no final de 2007 e início de 2008. O documento representa o marco zero para medição do índice da competitividade dos 65 destinos.

fonte:http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/governo/30090-atrativosturmunicipiosinterior.html

Ismailon Moraes

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