terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Jurerê Internacional (SC) é considerada exemplo ambiental


Entre dados alarmantes e discussões universais sobre a preservação do meio ambiente o Brasil é destaque mundial. Jurerê internacional, praia no norte da ilha de Santa Catarina, em Florianópolis dá o exemplo. Trata-se da única extensão do litoral latino americano com o certificado Bandeira Azul. Em Jurerê Internacional a natureza está reconhecidamente protegida

No meio de tanta polêmica a respeito de aquecimento global, falta de cuidados com a natureza, mudanças climáticas e efeito estufa, existe um cantinho no litoral brasileiro que se destaca pelos cuidados com o meio ambiente. A praia catarinense Jurerê Internacional, no norte de Florianópolis, é a única praia da América Latina a ter o Bandeira Azul. O que isso significa? Que a praia cumpriu todos os requisitos específicos de qualidade da água, segurança, infra-estrutura e informação ambiental.

O selo Bandeira Azul, que está atualmente em 3,2 mil marinas e praias, é uma certificação socioambiental concedida pela FEE (Foundation for Environmental Education - Fundação para a Educação Ambiental). Com sede na Dinamarca, a FEE é composta por uma rede de 59 países de todos os continentes. Regiões como a Algarve (Portugal), Ibiza (Espanha) e Côte D´Azur (França) são alguns dos locais já reconhecidos pela organização.

O Bandeira Azul é concedido às praias anualmente, ou seja, mesmo depois de conquistar o selo pela primeira vez, a praia é frequentemente fiscalizada e passa novamente por júri nacional e internacional, para ver se merece receber a certificação no próximo ano. De acordo com Finn Bolding Thomsen, diretor da FEE, a fiscalização internacional acontece de três em três anos, aproximadamente. E o coordenador do selo garante que, se durante a fiscalização a praia não estiver dentro dos padrões do Bandeira Azul, a certificação é retirada.

Com uma extensão de dois quilômetros, a praia Jurerê Internacional é localizada no norte de Florianópolis, a 25 km do centro. É uma praia com acessibilidade para portadores de necessidades especiais, passarelas de acesso público à praia, lixeiros, sanitários, chuveiros e demais equipamentos, garantindo conforto e proteção ao meio ambiente. Além disso, o balneário oferece também estrutura esportiva, de shows e eventos culturais, restaurantes à beira-mar, cafés, supermercado, lojas, farmácias, escola e um shopping a céu aberto, como opção de lazer e alimentação.

fonte:http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/sc/30003-jurere-internacionalsc-econsiderada-exemploambiental-.html

Ismailon Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário