quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

O QUE SABER PARA EVITAR PROBLEMAS COM A BAGAGEM


Tem gente que ama arrumar as malas. Vão pensando e fazendo listinhas semanas antes da viagem. Sim, essa é a melhor maneira de não esquecer nada. Mas também pode ser uma das piores, porque a lista tente a crescer dia a dia e, no fim, não caber nada na sua mala.

Reunimos algumas dicas para que sua bagagem não vire um transtorno durante a viagem. Elas o ajudarão na arrumação das malas e como evitar problemas nas viagens de avião.

Escolha da mala
A escolha da mala é o primeiro passo para uma viagem tranqüila. Se você for para acampamentos ou locais sem a estrutura das grandes cidades, dê preferência às mochilas.

As com volume de 60 litros acomodam bem suas roupas e objetos pessoais. Procure também as com alças e apoio de costas acolchoados, pois reduzem a possibilidade de aparecerem dores nas costas. Outra dica é comprar mochilas com tiras na parte exterior, que acomodam facilmente barracas e sacos de dormir.

Para viagens mais tradicionais, as melhores são as malas duras de formato quadrado e com rodinhas. Fáceis de levar para todos os locais, não deixam as roupas amassar.

Que roupas levar
Para diminuir o volume de roupas dentro da mala dê preferência a peças que combinem entre si. As roupas pretas, brancas, azul-marinho e cáqui são ideais. Peças que possam ser utilizadas tanto em ocasiões sociais quanto informais também devem ser levadas.Escolha roupas de materiais difíceis de amassar. Caso contrário, você terá de pagar taxas de lavanderia nos hotéis ou ter em mãos um ferro de passar. Duas dicas para quem quer economizar: dependure as roupas assim que chegar e, ao tomar banho, coloque-as no banheiro. O vapor ajuda a desamassar.

Como arrumar a mala
A maneira como as roupas são colocadas na mala ajuda bastante a diminuir o volume e a possibilidade delas amassarem.No fundo, ponha os sapatos e dentro deles meias e roupas intimas. Depois coloque as peças mais pesadas, como calças jeans e casacos (o menos dobrado possível).

Quanto às camisas e camisetas, você tem duas opções. Fazer rolinhos e ir acomodando uma ao lado da outra ou dobrá-las (tente fazer as dobras na base da camisa) e colocar as golas alternadamente. Blazers e paletós devem, se possível, ser levados na mão. Não esqueça dos saquinhos plásticos para por as peças sujas. Assim elas não se misturam com o restante da bagagem.

Tamanho e peso da mala em aviões
Quem viaja de avião tem de seguir algumas regras quanto a peso e dimensão da bagagem. Confira as normas:

Vôos nacionais
O peso máximo é 23 quilos. Crianças com menos de dois anos não tem direito a bagagem. Para vôos regionais, em aviões de até 20 passageiros, o limite é dez quilos.

Vôos internacionais
Em viagens aos Estados Unidos e África do Sul são permitidos dois volumes de até 32 quilos cada, com no máximo 158 centímetros de dimensão (some altura, largura e comprimento). Para outros destinos, você pode levar um volume de 20 quilos na classe econômica e um volume de 30 quilos na classe executiva ou econômica.

Bagagem de mão
Os passageiros estão autorizados a levar uma bolsa de mão ou maleta com peso máximo de cinco quilos e dimensão total de 115 centímetros. Você também pode levar:
Um sobretudo, manta ou cobertor;
Um guarda-chuva ou bengala;
Material de leitura em quantidade razoável;
Alimentação infantil para consumo na aeronave;
Cesto para transportar criança no colo.
É aconselhável levar na bagagem de mão: jóias, dinheiro e papéis negociáveis, além de acessórios eletrônicos em geral.

Restrições
Não são aceitos os seguintes artigos:
Malas ou maletas com dispositivo de alarme;
Explosivos, munições ou fogos de artifícios;
Gases comprimidos (inflamáveis, não inflamáveis e/ou venenosos), tais como aerosóis;
Líquidos inflamáveis, tais como recarregadores de isqueiros, tintas e dissolventes;
Sólidos inflamáveis tais como fósforos, artigos de fácil ignição, combustão espontânea ou que emitam gases inflamáveis ao contato com água;
Isqueiros de qualquer tipo estão proibidos de embarcar em malas despachadas e ou de mão para os EUA;
Materiais oxidantes;
Venenos e substâncias infecciosas;
Material radioativo;
Materiais corrosivos, tais como mercúrio (termômetros), ácido e pilhas;
Materiais magnetizados e outros artigos perigosos;
Garrafas de oxigênio.

Excesso de bagagem em aviõesÉ sempre bom ficar atento ao excesso de bagagem para não ter de desembolsar mais dinheiro durante a viagem.Nos vôos internacionais é cobrado 1% do valor do bilhete não promocional por quilo excedente. Já nos vôos nacionais a tarifa é mais baixa. As empresas aéreas cobram 0,5% da tarifa normal (não-promocional) por quilo a mais. Bagagens com peso acima de 70 quilos já são consideradas carga e enquadradas em outras tarifas.Nos aviões com até 20 assentos, a tarifa é um pouco mais alta. É cobrado 2% sobre o valor do bilhete por quilo excedente.

Extravio de bagagem nos aeroportos
Extravios de bagagens não são muito freqüentes em aeroportos, mas acontecem às vezes. Para evitar não deixe etiquetas velhas e coloque sempre todos seus dados na mala (nome, endereço e telefone). Caso aconteça no Brasil, comunique à empresa aérea e preencha o Registro de Irregularidade de Bagagem - RIB. O reembolso em vôos internacionais é de US$ 20 (R$ 43) por quilo de bagagem perdida.Já nos vôos nacionais o valor é variável e você deve procurar a companhia aérea responsável.

fonte:http://grupoviagem.uol.com.br/GRV_Bagagens.vxlpub

Ismailon Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário