
A Bahia recebeu em 2008 um volume de 9,052 milhões turistas, dos quais 8,56 milhões relativo ao turismo doméstico e 514 mil do mercado internacional. Este volume representou um faturamento na ordem de R$ 5,6 bilhões. Os dados foram anunciados hoje, em Salvador pelo secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli e pela presidente da Bahiatursa, Emília Silva.
Segundo Leonelli, que abriu a entrevista coletiva, na sede da Setur, em Salvador, o grande volume de turistas é proveniente do mercado regional. "O turismo baiano foi responsável por pelo menos 52,2% deste total o que mostra a força do turismo regional. A pesquisa é fundamental por permitir que se conheça os números reais do turismo no estado, além de possibilitar que as ações de marketing para promovê-lo sejam direcionadas de acordo com a particularidade de cada país, de cada cidade. Também constatamos que o turismo da melhor idade representa apenas 5,5% dos nossos visitantes ", adiantou.
O secretário destaca que em 2009 só para o São João foram destinados mais de R$10 milhões para as cidades do interior."Com isso, durante todo o ano nós temos turistas", afirma Leonelli, que já anunciou o Salão do Turismo, juntamente com a Feira dos Municípios para março, em data a ser confirmada em breve.
"O festival acontece entre os dias 20 e 23 deste mês, com atrações musicais que contemplam os diversos ritmos. Para Emília, embora não tendo uma pesquisa com o número de turista que Salvador recebe especificamente para o Festival, ela diz que o evento é uma prévia do Carnaval e reúne muitos turistas que marcam a sua viagem em datas que coincidem com o festival". Em relação a temporada de verão a Bahiatursa trabalha com a expectativa de 1,5 milhão de turistas. "Apenas para o Carnaval de Salvador nós estamos esperando cerca de 500 mil turistas", adiantou ela.
Para o presidente do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes de Salvador, Silvio Pessoa, isso levará os estabelecimentos a ampliar os investimentos em divulgação para o público interno. O empresário destacou ainda que nos últimos dois anos, o turismo ficou acessível para as classes C e D, o que minimizou os impactos da crise financeira mundial e da queda do dólar. Pessoa lembrou ainda que 2009 foi um ano que começou com dificuldades para o setor hoteleiro, mas que no segundo semestre a taxa de ocupação cresceu e ficou numa média de 70%, atingindo o pico de 95% durante o réveillon.
Para Pedro Galvão, que assumiu a presidência da Abav no dia 25 de novembro, a pesquisa "mostra que os órgãos públicos juntamente com a iniciativa privada estão realmente no caminho certo e nos incentiva a trabalharmos mais pelo turismo da Bahia". Ele acrescentou que este ano, para o Carnaval, os operadores de turismo, os blocos de carnaval e os camarotes já venderam 15% a mais do que em 2008.
Confira os números do turismo baiano
Principais destinos emissores domésticos: Minas Gerais com 1,26
milhão seguido de São Paulo com 1,20 milhão de turistas.
Principais destinos emissores internacionais: Estados Unidos seguido
da França e Itália.
Destinos mais procurados: Salvador (Baía de Todos os Santos) com 2,45
milhões e Costa do Descobrimento (Porto Seguro), com 922,1 mil.
Motivo da viagem: Turismo de Lazer (46,8%), Turismo de Negócios (23,%).
fonte:http://www.mercadoeeventos.com.br/script/FdgDestaqueTemplate.asp?pStrResolucao=1280&pStrLink=3,35,0,53073&IndSeguro=0
Ismailon Moraes
Nenhum comentário:
Postar um comentário