domingo, 31 de janeiro de 2010

Carnaval de Barranquilla é declarado Obra Mestra do Patrimônio Oral e Intangível

A imagem parece de sonho: quatro dias em um cenário tropical, com muita diversão, música, alegria e uma enorme diversidade cultural. Assim é o Carnaval de Barranquilla, cidade colombiana fundada em 1629, opção perfeita para o turista brasileiro que procura uma festa animada como a do Brasil, mas com particularidades que fizeram a Unesco declarar o evento Obra Mestra do Patrimônio Oral e Intangível da Humanidade.

"O Carnaval de Barranquilla é o melhor exemplo da tríplice fusão cultural (européia, africana e indígena). As tradições católicas trazidas pelos conquistadores espanhóis do Velho Mundo se combinaram com cerimoniais aborígenes e com a herança musical dos escravos africanos, até transformar-se numa espetacular festa popular", afirma Carlos Rodríguez Tribin, cônsul Comercial e diretor da Proexport Colômbia, no Brasil.
Entre os dias 11 a 16 de fevereiro, a programação é intensa. O Carnaval de Barranquilla começa cinco dias antes da Quarta-feira de Cinzas, atingindo seu clímax no sábado, durante a famosa Batalha de Flores, a mais simbólica de todas as celebrações.
No dia seguinte, domingo de Carnaval, realiza-se o Desfile da Grande Parada, protagonizado por danças populares. Durante a festa, os foliões podem entrar em contato com ritmos folclóricos da região do Caribe, como a cumbia, o congo, o garabato e o negro. O brilho, o luxo e a exaltação da cultura podem também ser presenciados em desfiles como o Guacherna - o primeiro da temporada -, a divertida Coroação da Rainha e do Rei Momo, a guerra entre as tribos, o movimento libertador dos afro-colombianos, além da Grande Parada de Fantasias e do Cierre Rumbero, que finaliza o ciclo de atrações com uma festa musical protagonizada por importantes orquestras.

Barranquilla está localizada na margem ocidental do rio Magdalena, a poucos quilômetros da sua desembocadura no mar do Caribe, conhecido como Bocas de Cinza. A cidade também é conhecida como a Porta de Ouro da Colômbia. O belo município foi fundado em 1629. É o principal porto marítimo e fluvial do país. Seu centro histórico foi declarado Monumento Nacional. A grande quantidade de imigrantes que recebeu, enriqueceu as tradições e outorgou à cidade um caráter cosmopolita e profundamente alegre. As construções do bairro O Prado exibem uma arquitetura de estilo mediterrâneo adaptado ao Caribe. Entre os palcos culturais de Barranquilla, estão o Teatro Amira da Rosa e o Estádio Metropolitano.

Para mais informações visite os sites: www.carnavaldebarranquilla.org e www.colombia.travel/es/turista-internacional/destino/barranquilla.

fonte:http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/geral/30862-carnaval-de-barranquilla-e-declarado-obra-mestra-do-patrimonio-oral-e-intangivel.html

Ismailon Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário